Formação de professores e ensino privado noturno: Uma breve reflexão sobre cursos superiores de História DOI10.5216/o.v7i9.9344

Autores

  • Rejane Penna Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de História do Centro Universitário La Salle (Canoas/RS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v7i9.9344

Resumo

Nos últimos anos assistiuse, se não a uma revolução epistemológica, a algumas transformações significativas na interpretação e escrita da História. Buscou-se superar um tempo em que se trabalhava sempre as mesmas técnicas de investigação, fontes e temas. No presente texto, a partir da concomitante experiência de trabalho como docente de ensino superior e historiógrafa do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, analisa-se as dificuldades para que o processo de renovação historiográfica penetre no ensino superior privado noturno dos cursos de História. Palavras-chave: pesquisa, formação de professores, história, memória

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Biografia do Autor

Rejane Penna, Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de História do Centro Universitário La Salle (Canoas/RS)

Doutora em História (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de História do Centro Universitário La Salle (Canoas/RS). Historiógrafa do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2010-03-28

Como Citar

PENNA, R. Formação de professores e ensino privado noturno: Uma breve reflexão sobre cursos superiores de História DOI10.5216/o.v7i9.9344. OPSIS, Goiânia, v. 7, n. 9, p. 279–296, 2010. DOI: 10.5216/o.v7i9.9344. Disponível em: https://revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9344. Acesso em: 24 set. 2022.