O poder da bíblia: crenças e organização das igrejas evangélicas na política brasileira

beliefs and organization of Evangelical Churches in brazilian politics

  • Ailton Laurentino Caris Fagundes Universidade Federal de Goiás
  • Bruna Caroline Machado Gomes Universidade Federal de Goiás

Resumo

Contando com cerca a 50 milhões de fiéis e uma atuação organizada, os evangélicos se tornaram um ator importante na política brasileira, capaz de eleger representantes, organizar partidos, influenciar ou decidir eleições. Engajados politicamente desde os anos oitenta, após forte crescimento das igrejas neopentecostais, os evangélicos não formam, entretanto, um grupo homogêneo e podem agir de forma conjunta ou não de acordo com seus dogmas ou interesses. Este trabalho busca analisar historicamente o perfil de atuação política dos evangélicos no Brasil e o modo como se organizam e atuam mostrando por uma lado como as crenças servem para justificar e legitimar a participação no jogo eleitoral e, por outro, como o pragmatismo político entra nas igrejas permitindo que elas possam agir como partidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Laurentino Caris Fagundes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, USP. Desenvolveu pesquisa de pós-graduação na área de Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp e no Departamento de História Econômica da Universidade de São Paulo; foi professor na Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor de Ciência Política no Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, UFG. Tem experiência na área de Ciência Política e atua principalmente nos seguintes temas: Estado e desenvolvimento, planejamento econômico, ensino superior e políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Publicado
01-10-2020
Como Citar
Fagundes, A. L. C., & Machado Gomes, B. C. (2020). O poder da bíblia: crenças e organização das igrejas evangélicas na política brasileira: beliefs and organization of Evangelical Churches in brazilian politics. OPSIS, 20(1), 1-11. https://doi.org/10.5216/o.v20i1.64184
Seção
Artigos