A captura das subjetividades como estratégia nas relações de poder na sociedade capitalista

  • Carmem Lúcia Costa

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de captura das subjetividades dos/as trabalhadores/as nos tempos de avanço do projeto neoliberal de extrema direita no Brasil, marcado pelo projeto de poder que exclui, segrega, mata e subjuga a classe trabalhadora a partir de retirada de direitos, mas sobretudo, pela inserção da lógica da mercadoria na vida cotidiana. Para realizarmos o exercício de compreensão, buscamos neste artigo discutir as subjetividades sob a ótica do materialismo histórico e dialético para entender sua dinâmica e, assim, sua captura e sua condição de superação. O artigo reafirma a necessidade da construção de um projeto de superação da sociedade capitalista e da produção de novas subjetividades a partir da resistência popular, da ciência e de novas formas de produzir o cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Costa

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Catalão (1992) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Goiânia (1998). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia e Educação, Geografia, Gênero, Trabalho e movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade/ urbano, cidades/ festas, gênero/ educação, gênero e movimentos sociais e gênero/ geografia/ensino. Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Catalão. Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - UFG/Goiânia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Trabalho e Cultura. Possui Pós- doutorado no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Participa das seguintes redes de pesquisa: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED#. Aluna do Curso de Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Catalão.

Publicado
01-10-2020
Como Citar
Costa, C. L. (2020). A captura das subjetividades como estratégia nas relações de poder na sociedade capitalista. OPSIS, 20(1), 1-10. https://doi.org/10.5216/o.v20i1.64008
Seção
Artigos