APRENDIZAGEM HISTÓRICA: MEMÓRIA, CULTURA E SENSIBILIDADES NO OLHAR DE UMA HISTORIADORA NO MUSEU
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v19i1.54120Palavras-chave:
Museus, Ensino de História, História Cultural das SensibilidadesResumo
No presente texto, almejo discutir para além desses que envolvem os processos e cenários de ensino-aprendizagem contemporâneos, sem, no entanto, perder-los de foco. Nossa proposta visa explorar o ensino, as aprendizagens, a memória e o regime de tempo através da perspectiva da experiência da própria autora no espaço museológico. Sem desfocar no debate do papel que as experiências com o passado tem nas aprendizagens significativas, no presente texto bucamos extrapolar o debate do ensino de História formal. Entretanto, antes que se possa pensar nos possíveis debates sobre o Museu e seus acervos enquanto conjuntos de objetos patrimonializados, já alerto que não visamos uma abordagem pela Educação Patrimonial, pois o foco será pensar dois Museus especificamente enquanto exemplos de espaços de aprendizagem histórica a partir de uma abordagem da História das sensibilidades.
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