SONHOS E PESADELOS DE RESISTÊNCIA AO PATRIMÔNIO: OS PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO DO TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ (ANOS 1980)
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v19i1.52857Palavras-chave:
Preservação, Patrimônio, Cuiabá - Mato GrossoResumo
Ao abordar tombamento como uma regulamentação do Estado que busca a preservação dos bens materiais, este artigo faz uma reflexão acerca da demanda de impugnação impetrada contra o tombamento do Centro Histórico de Cuiabá, fazendo uma breve análise das motivações dos proprietários em confrontação com a argumentação do órgão de preservação do governo federal na década de 1980. Neste sentido, buscamos uma reflexão crítica acerca das políticas de conservação e preservação do patrimônio de Cuiabá e das resistências dos proprietários dos imóveis tombados em aceitar a “monumentalidade” da história que suas edificações abrigariam, o que transformaria sua propriedade em bem simbólico da identidade nacional brasileira.Downloads
Referências
AMEDI, Nathália da Costa. A invenção da capital eterna: discursos sensíveis sobre a modernização de Cuiabá no período pós-divisão do estado de Mato Grosso (1977-1985). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.
ARRUDA, Márcia Bomfim. As engrenagens da cidade: centralidade e poder em Cuiabá na segunda metade do século XX. Cuiabá: EdUFMT; Carlini Caniato, 2010.
BRANDÃO, Ludmila de Lima. A Catedral e a Cidade: uma abordagem da educação como prática social. Cuiabá: EdUFMT, 1997.
CANCLINI, Néstor García. Patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 23, 1994, p. 95-115.
CONTE, Claudio Quoos; FREIRE, Marcus Vinicius De Lamonica. Centro Histórico de Cuiabá: Patrimônio do Brasil. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.
DINIZ, Waldson Luciano Corrêa. Patrimônio Histórico de Corumbá: imagens e poder (1937-2003). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dourados, 2004.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Ed. da UFRJ, 2009.
__________. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina e CHAGAS, Mario (Org.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 56-76.
LACERDA, Leilla Borges de. Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: um olhar sobre sua demolição. Cuiabá: KCM, 2005.
LACERDA, Marina Duque Coutinho de. A invenção dos lugares de memória de Mato Grosso: O IPHAN e demandas e políticas de conservação do patrimônio histórico (1980-2010). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.
MARTINS, Ana Luiza. Uma construção permanente. In: PINKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 284-286.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
REZZIERI, Raphaela. A sedução da estética em letras cuiabanas: a construção da cultura mato-grossense nas páginas da Fundação Cultural (1975-1995). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2014.
RUBINO, Silvana. As fachadas da história: os antecedentes, a criação e os trabalhos do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1995.
SPHAN, Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Processo de Tombamento n° 1.180-T-85, Volume I-A.
SILVA, Glaci Teresinha Braga da. A materialização da nação através do patrimônio: o papel do SPHAN no regime estadonovista. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Cuiabá: de Vila a Metrópole nascente. 2. ed. Cuiabá: Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, Entrelinhas, 2007.
THOMPSON, Edward Palmer. A economia moral da multidão inglesa no século XVIII. In: Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 150-202.