Práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no nordeste do Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30783
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30783Palavras-chave:
SIDA/AIDS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ATIVISMO.Resumo
O fio-condutor de análise dessas práticas educativas são as ações da RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS). A emergência deste movimento social Anti-AIDS se faz na dialética das trajetórias do enfrentamento cotidiano de luta pela vida. A análise se processa metodologicamente pela articulação de fontes diversas (orais e escritas) a respeito das contradições sociais do HIV/AIDS no cenário histórico em curso na transição do século XX para o XXI. Estas práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no Nordeste do Brasil caracteriza elo entre profissionais da área de saúde e pacientes, uma vez que o contato direto e cotidiano dos ativistas com as famílias reúne importantes elementos para o tratamento. Por desinformação, em decorrência das miseráveis condições de pauperismo a que são submetidos, muitos não conseguem nem se comunicar e/ou informar a respeito do desenvolvimento de seus quadros clínicos. São coisas simples, como, por exemplo, medicação que estava sendo administrada erroneamente, problema na preparação da alimentação, do condicionamento dos alimentos etc. As práticas educativas desenvolvidas pelos ativistas servem de mediação no tratamento e de empoderamento político na luta ANTI-SIDA/AIDS. Tais aspectos exprimem uma das principais indagações deste texto, ou seja, como tem sido entendida a experiência de adoecimento em tempos de SIDA/AIDS e qual sua relação com História, a Sociedade e suas Práticas Educativas ?Downloads
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Publicado
2014-10-17
Como Citar
FRANCO, R. K. G. Práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no nordeste do Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30783. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 185–201, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30783. Disponível em: https://revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30783. Acesso em: 18 ago. 2022.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas