Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses DOI10.5216/o.v14i2.30319

Autores

  • Maria Conceição Silva UFG-FH

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30319

Palavras-chave:

Historical Consciousness, Religion, History Education, Narratives, Brazil, Portugal

Resumo

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é investigar a temática religião (história das religiões) em narrativas de alunos brasileiros e portugueses, observando as aprendizagens escolares. Foi coletado um conjunto de fontes em escolas públicas de Goiânia (Brasil), Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão (Portugal), nas quais se aplicou a metodologia de pesquisa da Educação histórica que, por sua vez, tem priorizado um tipo de fonte bastante peculiar para observar aspectos importantes narrados pelo aluno como, por exemplo, a sua consciência histórica. Seguindo este percurso investiguei a consciência histórica de alunos, entre 13 e 15 anos, associada à sua vivência social e escolar a respeito da temática Religião ensinada em aulas de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Conceição Silva, UFG-FH

Professora Doutora – Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História - UFG – Univ. Federal de Goiás – Campus Samambaia – CP 131, CEP 74001-970, Goiânia, Goiás, Brasil. Email: mariacsgo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

SILVA, M. C. Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses DOI10.5216/o.v14i2.30319. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 77–93, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30319. Disponível em: https://revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30319. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas