DESEMPENHO PRODUTIVO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E QUALIDADE DA CARNE DE SUÍNOS EM CRESCIMENTO ALIMENTADOS COM DIETAS INCLUINDO GLICERINA BRUTA DERIVADA DE ÓLEO DE PALMA

Autores

  • Ciro Ordoñez-Gomez Universidad Francisco de Paula Santander-Ocaña
  • German Afanador-Tellez Universidad Nacional de Colombia-Bogota
  • Sandra Castañeda CORPOICA
  • Hernando Florez CORPOICA
  • Claudia Ariza-Nieto CORPOICA

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18040769

Palavras-chave:

Nutrição Animal

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de níveis de glicerina bruta do óleo de palma na dieta de suínos em crescimento. As dietas foram formuladas para serem isoenergéticas e isoproteicas, o teor de ácido linoléico permaneceu constante na dieta. No total, 36 suinos (com média BW de 23,05 ± 2,86 kg) foram distribuídos aleatoriamente em três tratamentos: 1) 0% de glicerina bruta; 2) 5% de glicerina bruta; 3) 10% de glicerina bruta. Os leitões foram alojados em 12 baias com quatro repetições (baias) por tratamento, três suínos/repetição. Os dados foram analisados como um delineamento em blocos casualizados utilizando-se o procedimento GLIMMIX do SAS, com um efeito aleatório de bloco por período. Notou-se que a inclusão de glicerina bruta do óleo de palma não afetou (P> 0,05) o desempenho produtivo, as características da carcaça e qualidade da carne. Concluiu-se que a inclusão de glicerina bruta do óleo de palma até 10% não afetou o desempenho dos suínos e a qualidade da carne.
Palavras-chave: biodiesel; óleo de palma; subprodutos; suínos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciro Ordoñez-Gomez, Universidad Francisco de Paula Santander-Ocaña

Departamento pecuario, area de nutricion y alimentacion animal

German Afanador-Tellez, Universidad Nacional de Colombia-Bogota

Departamento de producción animal, area de nutrición animal

Sandra Castañeda, CORPOICA

Laboratorio de calidad de alimentos

Hernando Florez, CORPOICA

C.I La libertad

Claudia Ariza-Nieto, CORPOICA

Laboratorio de nutrición y microbiologia

Publicado

2017-03-03

Como Citar

ORDOÑEZ-GOMEZ, C.; AFANADOR-TELLEZ, G.; CASTAÑEDA, S.; FLOREZ, H.; ARIZA-NIETO, C. DESEMPENHO PRODUTIVO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E QUALIDADE DA CARNE DE SUÍNOS EM CRESCIMENTO ALIMENTADOS COM DIETAS INCLUINDO GLICERINA BRUTA DERIVADA DE ÓLEO DE PALMA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18040769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-40769. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA