CONSUMO, DIGESTIBILIDADE APARENTE E BALANÇO DE NITROGÊNIO EM OVELHAS ALIMENTADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO

Autores

  • Gilberto de L. Macedo Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Luciano Fernandes de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Fernanda Nascimento de Godoi Universidade federal de Minas Gerais
  • Juan R. Olalquiaga Perez Universidade Federal de Lavras
  • Patricia Maria de França Universidade Federal de Lavras
  • Thais Romano V. Almeida
  • Oiti José de Paula CEFET BAMBUÍ
  • Roberta de Moura Assis Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i1.9481

Palavras-chave:

Nutrição Animal, ruminantes, ovinos

Resumo

Avaliou-se a influência de diferentes níveis de fibra em detergente neutro de origem forrageira (FDNf) na dieta de ovelhas sobre o consumo, digestibilidade aparente e balanço de nitrogênio. Foram utilizadas 16 ovelhas adultas, não gestantes e não lactantes, da raça Santa Inês, com peso vivo de 45,01 ± 5,15 kg, distribuídas em delineamento quadrado latino (4x4), com quatro tratamentos (8,67%; 17,34%; 26,01% e 34,69% de FDNf), 4 animais e 4 períodos, perfazendo 4 quadrados latinos. As variáveis referentes ao consumo de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), energia bruta (EB), energia digestível (ED), energia metabolizável (EM), proteína bruta (PB), proteína digestível (PD), fibra em detergente neutro (FND) e fibra em detergente ácido (FDA) bem como os coeficientes de digestibilidade aparente da MS, MO, EB e FDA foram influenciados positivamente pelos níveis crescentes de FDNf dos tratamentos. O balanço de nitrogênio foi positivo em todos os níveis de FDNf. O trabalho evidenciou que existe um limite fisiológico para a utilização de concentrado na dieta de ovelhas, sendo necessária uma quantidade mínima de FDNf para maior eficiência no aproveitamento dos nutrientes; no entanto, esse limite parece ser inferior ao nível mais baixo de FDNf do presente estudo.

PALAVRAS-CHAVE: metabolismo; nutrição animal; ruminantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto de L. Macedo Junior, Universidade Federal do Tocantins

Escola de Medicina veterinária e Zootecnia - EMVZ, Araguaína, TO.

Luciano Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Escola de Medicina veterinária e Zootecnia - EMVZ, Araguaína, TO.

Fernanda Nascimento de Godoi, Universidade federal de Minas Gerais

Escola de veterinária, Belo Horizonte, MG

Publicado

2012-03-29

Como Citar

MACEDO JUNIOR, G. de L.; DE SOUSA, L. F.; DE GODOI, F. N.; PEREZ, J. R. O.; DE FRANÇA, P. M.; ALMEIDA, T. R. V.; DE PAULA, O. J.; ASSIS, R. de M. CONSUMO, DIGESTIBILIDADE APARENTE E BALANÇO DE NITROGÊNIO EM OVELHAS ALIMENTADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 33–40, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i1.9481. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/9481. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal