SILAGEM DE SORGO COM E SEM TANINO EM SUBSTITUIÇÃO À SILAGEM DE MILHO NA ALIMENTAÇÃO DE OVINOS: DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA

Autores

  • Evanilton Moura Alves Doutorandos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcio dos Santos Pedreira UESB
  • Luzyanne Varjão Aguiar USB
  • Cristiane Pedreira Coelho
  • Carlos Alberto S. de Oliveira UESB
  • Antonio M. Pereira Silva UESB

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.8261

Palavras-chave:

Produção de ovinos

Resumo

Objetivou-se avaliar os efeitos da utilização de silagens de sorgo com e sem tanino em substituição à silagem de milho sobre o desempenho e as características de carcaça de ovinos confinados. Foram utilizados 18 cordeiros machos, inteiros, Santa Inês, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos: silagem de sorgo com tanino no grão (SCT); silagem de sorgo sem tanino no grão (SST) e; silagem de milho (SM). A relação volumoso:concentrado foi de 70:30, sendo utilizado concentrado comercial com 19% de PB e 75% de NDT. O consumo de matéria seca (CMS) para os tratamentos SCT, SST e SM foram 1,03; 1,20 e 0,85kg/dia, respectivamente, sendo a SCT semelhante às demais, porém a SST foi superior à SM. Os ovinos que consumiram a dieta SST apresentaram ganho de peso médio diário (GPMD) e ganho médio total (153,72g e 8,61kg) superior àqueles consumindo SCT (111,19 e 6,23kg) e SM (94,40g e 5,46kg). Não houve diferença na conversão alimentar (CA) entre as dietas. As características de carcaça não foram influenciadas pelo tipo de silagem consumida. A SCT pode ser utilizada como volumoso exclusivo na alimentação de ovinos em confinamento, sem alterar o CMS, CA e características de carcaça. Entretanto, os animais que consumiram a SST obtiveram maior GPMD.

PALAVRAS-CHAVE: acabamento de carcaça; consumo; conversão alimentar; cordeiros; ganho de peso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio dos Santos Pedreira, UESB

Dr. em Zootecnia; Professor titular da UESB; Departamento de Tecnologia Rural e Animal

Luzyanne Varjão Aguiar, USB

Mestranda em zootecnia (Programa de pós-graduação em zootecnia da UESB).

Cristiane Pedreira Coelho

Mestre em Zootecnia pela UESB.

Carlos Alberto S. de Oliveira, UESB

Mestre em zootecnia pela UESB

Antonio M. Pereira Silva, UESB

Doutorando em zootecnia (Programa de pós-graduação em zootecnia da UESB).

Downloads

Publicado

2012-06-25

Como Citar

ALVES, E. M.; PEDREIRA, M. dos S.; AGUIAR, L. V.; COELHO, C. P.; OLIVEIRA, C. A. S. de; SILVA, A. M. P. SILAGEM DE SORGO COM E SEM TANINO EM SUBSTITUIÇÃO À SILAGEM DE MILHO NA ALIMENTAÇÃO DE OVINOS: DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 157–164, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i2.8261. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/8261. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal