ALTERNATIVAS AO USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO PARA FRANGOS DE CORTE: 2. ÁCIDOS ORGÂNICOS E PROBIÓTICOS

Autores

  • Douglas Emygdio de Faria Docente do Departamento de Zootecnia FZEA/USP/Pirassununga, SP
  • Ana Paula Ferreira Henrique Zootecnista, mestre em Zootecnia
  • Raul Franzolin Neto Docente do Departamento de Zootecnia FZEA/USP/Pirassununga, SP.
  • Alessandra Aparecida Medeiros Zootecnista, mestre em Zootecnia
  • Otto Mack Junqueira Docente Departamento de Zootecnia FCAV/UNESP/Jaboticabal, SP.
  • Daniel Emygdio de Faria Filho Docente Departamento de Zootecnia NCA/UFMG/Montes Claro, MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.5886

Palavras-chave:

Produção de aves

Resumo

Desenvolveu-se um experimento para avaliar os efeitos de ácidos orgânicos, antibiótico, probiótico e suas combinações sobre o desempenho, rendimento de carcaça e pH de papo, duodeno e ceco e das rações de frangos de corte. Além disso, o experimento objetivou verificar a sensibilidade do probiótico ao antibiótico e ao agente anticoccidiano utilizados. Empregaram-se 1.440 pintos com um dia de idade, machos, da linhagem Hubbard, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3, com os fatores: aditivos na ração (sem antibiótico, avoparcina e probiótico composto por Streptococcus faecium, Lactobacillus acidophilus e Saccharomyces cerevisiae) e ácidos orgânicos na ração (sem ácido orgânico, ácido fumárico e ácido propiônico+fórmico), totalizando nove tratamentos com quatro repetições de quarenta aves cada. Observou-se que os microorganismos Streptococcus faecium e Lactobacillus acidophilus foram sensíveis à avoparcina na concentração em que se empregou nas rações. No entanto, a presença de monensina sódica (anticoccidiano) não inibiu o crescimento, in vitro, dos microrganismos presentes no probiótico. Os ácidos orgânicos, o antibiótico, o probiótico ou suas combinações não alteraram o desempenho, rendimento de carcaça e o pH do papo, duodeno e ceco em relação à dieta-controle. Contudo, o ácido fumárico promoveu redução do pH da ração, podendo contribuir para a inibição do desenvolvimento de microorganismos indesejáveis.

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos, aves, desempenho, rendimento de carcaça, rendimento de partes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

FARIA, D. E. de; HENRIQUE, A. P. F.; FRANZOLIN NETO, R.; MEDEIROS, A. A.; JUNQUEIRA, O. M.; FARIA FILHO, D. E. de. ALTERNATIVAS AO USO DE ANTIBIÓTICOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO PARA FRANGOS DE CORTE: 2. ÁCIDOS ORGÂNICOS E PROBIÓTICOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 29–39, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.5886. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5886. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal