ANÁLISE HISTOLÓGICA DO TRATO INTESTINAL DO Caracara plancus (Miller, 1777).

Autores

  • Wellington Mauricio Almeida Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória
  • Kléber Botelho Fraga Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória
  • Francisco Carlos Amanajás Aguiar Júnior Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória
  • Carolina Peixoto Magalhães Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab17334289

Palavras-chave:

Morfologia Animal

Resumo

O carcará é uma ave com reconhecido papel ecológico, atuando no controle de populações de pequenas aves e mamíferos, alimentando-se tanto de presas vivas, quanto de animais em decomposição. Objetivou-se analisar a histologia do trato intestinal do carcará. Foram eutanasiados cinco carcarás provenientes do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, para retirada do intestino e cloaca. Os tecidos foram corados por Hematoxilina/Eosina, Alcian Blue pH 1,0 e Ácido Periódico de Shiff. As vilosidades do intestino delgado e grosso são revestidas por epitélio simples colunar, com microvilosidades e células caliciformes. A lâmina própria contém linfócitos, formando folículos linfáticos no interior de algumas vilosidades. Já a muscular da mucosa está disposta no sentido longitudinal. A camada submucosa só foi observada na cloaca e a camada muscular possui fibras transversais e longitudinais. A serosa reveste externamente todo trato intestinal, sendo composta por mesotélio e tecido conjuntivo submesotelial. Pregas longitudinais foram encontradas no intestino grosso. Conclui-se que o intestino do Carcará apresenta de forma geral estrutura compatível com o padrão histológico observado em outras espécies de aves; entretanto, as células de Paneth e camada submucosa não foram observadas. Folículos linfáticos foram encontrados no interior das vilosidades e um elevado número de células caliciformes na porção final do íleo e intestino grosso.
Palavras-chave: aves; divertículo vitelínico; histologia; intestino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Mauricio Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPE; Mestrando da Pós-Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente pela UFPE.

Kléber Botelho Fraga, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2005). Atualmente é estagiário da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando principalmente no seguinte tema: inclusão em resina.

Francisco Carlos Amanajás Aguiar Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista-Araçatuba-UNESP (1998). Mestre em Estomatopatologia - Área de concentração:Patologia, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2003). Doutor em Estomatopatologia - Área de concentração:Estomatologia, pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2006). Atualmente é Prof. Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco-CAV/UFPE, na área de Biologia Celular, Histologia e Embriologia.Tem experiência na área de Patologia Geral e Bucal, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Celular e Molecular, Histologia e Embriologia, Oncologia e Imunohistoquímica.

Carolina Peixoto Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em morfologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é Coordenadora do curso de Enfermagem e do laboratório de anatomia da Universidade Federal de Pernambuco e professor Adjunto II da UFPE. Líder do Grupo de pesquisa Morfologia humana e animal e estudos comparativos. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, enfermagem, anatomia comparada, neurônios serotoninérgicos e cérebro. Pesquisa na área de animais silvestre, com ênfase no Caracara plancus. Atividades de extensão na área de técnicas anatômicas e o ensino da anatomia.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

ALMEIDA, W. M.; FRAGA, K. B.; AGUIAR JÚNIOR, F. C. A.; MAGALHÃES, C. P. ANÁLISE HISTOLÓGICA DO TRATO INTESTINAL DO Caracara plancus (Miller, 1777). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 425–434, 2016. DOI: 10.1590/cab17334289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/34289. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária