CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA CARNE DE TOURINHOS ZEBUÍNOS E EUROPEUS ALIMENTADOS COM NÍVEIS DE GRÃO DE MILHETO NA DIETA

Autores

  • Rodrigo Medeiros da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • João Restle UFT
  • Ubirajara Oliveira Bilego Comigo/Pesquisador
  • Regis Luis Missio Universidade Federal do Tocantins/Pós-doutorando
  • Paulo Santana Pacheco Universidade Federal de Santa Maria/Docente
  • Cristiano Sales Prado Universidade Federal de Goiás/Docente

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v15i1.25777

Palavras-chave:

bovinos, gordura intramuscular, maciez da carne, perda de líquidos ao cozimento, zebuínos.

Resumo

Avaliaram-se as características químico-físicas da carne de tourinhos mestiços com predominância genotípica europeia ou zebuína alimentados em confinamento com dietas com alta proporção de concentrado e níveis de grão de milheto em substituição ao de milho (0, 33, 66 e 100%). Foram abatidos 24 tourinhos de cada predominância genética após 96 dias de confinamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com os tratamentos em arranjo fatorial 4x2, utilizando-se seis repetições. As variáveis pH inicial (6,7) e final (5,9), a temperatura final (9,72), a perda de líquidos ao descongelamento (9,7%) e cocção (26,6%), a cor (3,7 pontos), a textura (3,1 pontos), o marmoreio (4,5 pontos), a força ao cisalhamento das fibras musculares (kgf/cm3) e os teores de umidade (72,9%), proteína bruta (23,0%) e extrato etéreo (1,5%) da carne não foram alterados pela substituição do grão de milho pelo de milheto. As características da carne não foram influenciadas pelas predominâncias genéticas, exceto o marmoreio, superior (4,99 vs 3,95 pontos) nos animais europeus. O pH final da carcaça foi correlacionado com a perda de líquidos ao descongelamento (r = -0,36) e a cor da carne (r = -0,62). A substituição do grão de milho pelo de milheto na dieta de tourinhos não altera a qualidade da carne.

PALAVRAS-CHAVE: bovinos; gordura intramuscular; maciez da carne; perda de líquidos ao cozimento; zebuínos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Medeiros da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Produção Animal

Ubirajara Oliveira Bilego, Comigo/Pesquisador

Produção Animal

Regis Luis Missio, Universidade Federal do Tocantins/Pós-doutorando

Produção Animal

Paulo Santana Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria/Docente

Produção Animal

Cristiano Sales Prado, Universidade Federal de Goiás/Docente

Produção Animal

Downloads

Publicado

2014-03-28

Como Citar

SILVA, R. M. da; RESTLE, J.; BILEGO, U. O.; MISSIO, R. L.; PACHECO, P. S.; PRADO, C. S. CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA CARNE DE TOURINHOS ZEBUÍNOS E EUROPEUS ALIMENTADOS COM NÍVEIS DE GRÃO DE MILHETO NA DIETA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 20–31, 2014. DOI: 10.5216/cab.v15i1.25777. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/25777. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal