CONSUMO, DIGESTIBILIDADE E CURVA GLICÊMICA DE OVELHAS EM FINAL DE GESTAÇÃO RECEBENDO DIFERENTES RELAÇÕES VOLUMOSO:CONCENTRADO

Autores

  • Gilberto de L Macedo Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Juan Ramon O. Perez UFLA
  • Oiti Jose Paula CEFET BAMBUí
  • Thais Romano V. Almeida
  • Roberta Moura Assis UFG
  • Patricia Maria França UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.12454

Palavras-chave:

ovinos, glicose, concentrado

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes relações volumoso:concentrado na dieta de ovinos sobre o consumo, glicemia e digestibilidade aparente em fêmeas gestantes. Para isso, foi realizado um ensaio de digestibilidade in vivo, no qual se determinou o consumo e os coeficientes de digestibilidade aparente, e coleta de sangue. Foram utilizadas 16 ovelhas adultas, gestantes da raça Santa Inês, com peso vivo de 54,10 ± 5,89 kg, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (10%; 20%; 30% e 40% de volumoso). As variáveis referentes ao consumo de MS, ED, EM e PD, bem como os coeficientes de digestibilidade aparente da MS e FDN não foram influenciados pelos tratamentos. O CFDN aumentou com o acréscimo de fibra em detergente neutro de origem forrageira nas dietas e a digestibilidade da PB diminuiu. A concentração de glicose foi afetada de forma significativa tanto em função dos tratamentos como dos horários de colheita.

PALAVRAS-CHAVE: Fibra; glicose; metabolismo; prenhes; rumem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

MACEDO JUNIOR, G. de L.; PEREZ, J. R. O.; PAULA, O. J.; ALMEIDA, T. R. V.; ASSIS, R. M.; FRANÇA, P. M. CONSUMO, DIGESTIBILIDADE E CURVA GLICÊMICA DE OVELHAS EM FINAL DE GESTAÇÃO RECEBENDO DIFERENTES RELAÇÕES VOLUMOSO:CONCENTRADO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 180–188, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i2.12454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/12454. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal