LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO ARTERIAL DO PULMÃO DA PACA (Agouti paca, LINAEUS, 1766)

Autores

  • Axel Mauro de Andrade Rehder Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Leandro Marcel Cortellini Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fabrício Singaretti Oliveira UEM-Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia Rita Fernandes Machado Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1102

Palavras-chave:

Ciências Básicas, Morfologia Animal

Resumo

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório, e o conhecimento morfológico da lobação, árvore brônquica e vascularização arterial torna-se imprescindível na prática clínica e cirúrgica. Os troncos pulmonares de dez pulmões de pacas foram injetados com látex e as peças fixadas em solução aquosa de formaldeído a 10%. Mediante dissecação, observou-se que, em 100% dos casos, o pulmão direito era constituído pelos lobos cranial, caudal, médio e acessório; o lobo médio era bilobado em partes cranial e caudal. O esquerdo possuía o lobo cranial, bilobado em partes cranial e caudal, lobo caudal e um pequeno lobo acessório. A artéria pulmonar direita emitia dois ramos para o lobo cranial, além dos ramos para as partes cranial e caudal do lobo médio, o ramo do lobo acessório e o do lobo caudal; a artéria pulmonar esquerda emitia dois ramos para a porção cranial e um para a porção caudal do lobo cranial; o lobo caudal esquerdo era irrigado pela continuação da artéria pulmonar esquerda, que emitia de cinco a seis ramos dorsais e de sete a oito ramos ventrais. Não houve variação nos pulmões estudados em relação aos lobos, nem no padrão de distribuição brônquica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Agouti paca, artéria pulmonar, pulmões, roedor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Singaretti Oliveira, UEM-Universidade Estadual de Maringá

Sou graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), com mestrado (2002) e doutorado (2004) em Cirurgia Veterinária pela mesma Instituição. De 2002 a 2006 fui professor do Curso de Med. Veterinária da UNICASTELO, Fernandópolis, SP, e atualmente sou professor adjunto efetivo do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nas Disciplinas "Anatomia Animal I e II e Fisiologia Animal I e II". Trabalho com Anatomia e Fisiologia Animal, e Medicina de Animais Selvagens.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

REHDER, A. M. de A.; CORTELLINI, L. M.; OLIVEIRA, F. S.; MACHADO, M. R. F. LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO ARTERIAL DO PULMÃO DA PACA (Agouti paca, LINAEUS, 1766). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 442–448, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.1102. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1102. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária