FUNDAMENTOS DA MEDITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: TRANSDISCIPLINARIDADE, HOLÍSTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38797

Autores

  • Mariana Duarte ROCHA Pedagogia – UFRGS.
  • José Francisco FLORES Doutora em Psicologia – PUCRS.
  • Luciana Fernandes MARQUES Doutorando em Educação, Ciências e Matemática – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38797

Palavras-chave:

Meditação, Escola, Formação de professores, Educação Integral, Educação Holística

Resumo

Este trabalho se constitui numa perspectiva de formação de professores de educação infantil voltada para a educação integral da criança. O objetivo é verificar em que medida as práticas contemplativas, como a meditação, podem contribuir para a construção de significados que ultrapassem os conhecimentos práticos do cotidiano. As reflexões salientam a importância das atividades voltadas para a compreensão da natureza, suas leis e processos de preservação da vida e como a ciência contribui para sua preservação. A inserção da criança como ser do mundo e não somente estando no mundo é o foco principal dos aprendizados. A partir desse entendimento acredita-se que a reflexão sobre as atividades práticas e teóricas realizadas pelas crianças deva servir de suporte para a construção de significados para suas ações e teorizações que ocorrem nas atividades diárias, em momentos de meditação. Concluímos que a prática da meditação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento como atividade do espírito em processos de autoconhecimento. Além desenvolver a capacidade de crítica sobre a presença de cada um no mundo, a criança ampliará sua compreensão a respeito da natureza e seu estar no mundo caracterizando princípios de alfabetização científica num processo integrado de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Duarte ROCHA, Pedagogia – UFRGS.

Graduada em Licenciatura em Pedagogia – UFRGS. E-mail: marydrcha@hotmail.com

José Francisco FLORES, Doutora em Psicologia – PUCRS.

Doutora em Psicologia – PUCRS. E-mail: luciana.marques@ufrgs.br

Luciana Fernandes MARQUES, Doutorando em Educação, Ciências e Matemática – PUCRS.

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática – PUCRS. E-mail: jose.flores@ufrgs.br

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

ROCHA, M. D.; FLORES, J. F.; MARQUES, L. F. FUNDAMENTOS DA MEDITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: TRANSDISCIPLINARIDADE, HOLÍSTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38797. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 398–413, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38797. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/38797. Acesso em: 19 abr. 2024.