O BINÔMIO PRODUÇÃO E CONSUMO À LUZ DOS CONCEITOS DA CULTURA E DA IDEOLOGIA. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38790

Autores

  • Fábio Carlos Rodrigues ALVES Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Bacharel em Direito.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38790

Palavras-chave:

Produção, Consumo, Cultura, Ideologia, Consumo consciente

Resumo

O eixo em torno do qual gira esta pesquisa, é um argumento que pode contrariar o senso comum e mesmo parte do senso científico. A pesquisa, desenvolvido a partir de conceitos marxistas, parte do desígnio de que a produção, impulsionada pelo modo de produção capitalista, e não o consumo, é a responsável pela devastação ambiental. Nesse diapasão, acreditamos que não se deve responsabilizar apenas o consumidor pelos problemas ambientais hodiernos, haja vista que empresários capitalistas se abrigam sob um véu eco-ideológico, lastreado no modo de produção capitalista. Ademais, o consumidor, como elo de uma cadeia inflexível de produção e reprodução, apenas cumpre seu papel e realiza o ato do consumo. Nesse desiderato, a produção cria as mercadorias que se tornarão necessidades para os consumidores, devidamente agraciadas com o seu próprio fetiche. Ainda, visando à divulgação e/ou impulsionamento das vendas das mercadorias produzidas, os empresários contratam os mais criativos publicitários, e por meio daquele sagrado equipamento de comunicação, a televisão, as propagandas televisivas, dosam cultura e ideologia, e tornam o consumo um ato cultuado na sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Carlos Rodrigues ALVES, Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Bacharel em Direito.

Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente; Mestre em Desemvolvimento Regional e Meio Ambiente; Bacharel em Direito. Centro Universitário de Araraquara – UNIARA,  jus.fabiocarlos@ig.com.br

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

ALVES, F. C. R. O BINÔMIO PRODUÇÃO E CONSUMO À LUZ DOS CONCEITOS DA CULTURA E DA IDEOLOGIA. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38790. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 344–372, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38790. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/38790. Acesso em: 29 mar. 2024.