POR UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR NAS TICS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36582

Autores

  • Kátia Maria dos SANTOS Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG
  • Magno Emerson BARBOSA Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG.
  • Marcelo MARQUES Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG
  • Vanito Viriato Marcelino FREI Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36582

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Ambiental

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir as relações que a transdisciplinaridade e o pensamento complexo possuem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na perspectiva de serem apropriados enquanto instrumentais para a Educação Ambiental (EA). No seu desenvolvimento, contou com referenciais teóricos que discutem o olhar transdisciplinar nas ciências, como alternativa aos paradigmas que dicotomizaram as relações ser humano e natureza. Assim como, a questão dos diferentes níveis de realidade e suas possibilidades em novas percepções sobre determinado objeto científico. Desta forma, abre-se caminho para discutir a questão das TICs e suas potencialidades, evidenciando um olhar transdisciplinar e novas percepções dos produtos tecnológicos aplicado a EA. Considerou-se que tais tecnologias, quando democratizadas e apropriadas podem contribuir para construção e disseminação de conhecimentos, e na formação de uma consciência ecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Maria dos SANTOS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG

Magno Emerson BARBOSA, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG.

Marcelo MARQUES, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG

Vanito Viriato Marcelino FREI, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – IESA/UFG.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

SANTOS, K. M. dos; BARBOSA, M. E.; MARQUES, M.; FREI, V. V. M. POR UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR NAS TICS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36582. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 355–369, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36582. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36582. Acesso em: 29 mar. 2024.