ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS TRANSDISCIPLINARES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO LOGOSÓFICO DE GOIÂNIA. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36352
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36352Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Ação Pedagógica, Escola Criativa, Filofosia, ComplexidadeResumo
Esta pesquisa em estágio pós-doutoral tem como tema as ações e estratégias pedagógicas transdisciplinares que são desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia. A partir do momento em que esta escola não tem como pressuposto básico a teoria da transdisciplinaridade, torna-se interessante a investigação pelo fato de que as ações e estratégias pedagógicas utilizadas, tendo como base a Pedagogia Logosófica, fundamentada na Logosofia, preconizada pelo filósofo argentino Carlos Eduardo González Pecotche, são compatíveis com esta teoria, expressa nas ações docentes e das gestoras do colégio, e nas ações estratégicas, presentes no planejamento realizado, em conjunto, e no dia a dia com os alunos. As aportacões teóricas se baseiam em Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982), Morin (2007a), M.V.R.Suanno (2013, 2014), Torre & Violant (2006a) e J.H.Suanno (2013 e 2014). O objetivo está em identificar as ações pedagógicas e atitudes transdisciplinares construídas pelos docentes do Colégio Logosófico de Goiânia que contribuem para o desenvolvimento dos alunos como indivíduos que possuem responsabilidade humana, social e ambiental. Este objetivo tem origem na necessidade de conhecer as ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia.