ASPECTOS PRODUTIVOS DE HELIANTHUS ANNUUS L UTILIZANDO ADUBAÇÃO MINERAL E ORGÂNICA - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35257

Autores

  • Fabiana Xavier COSTA Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV.
  • Luciana Menino GUIMARÃES Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Diego Frankley da Silva OLIVEIRA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Anne Carolline Maia LINHARES Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Sonaria de Sousa SILVA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35257

Palavras-chave:

fósforo, natural, crescentes, girassol, cultura

Resumo

Objetivou- se com este trabalho avaliar o efeito da adubação mineral, através das doses crescentes de nitrogênio, doses fixas de fósforo e adubação orgânica, através da casca de amendoim natural e moída na cultura de girassol em Catolé do Rocha - PB.  O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha - PB, em 2013. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em arranjo fatorial 2 x 4, sendo (2) representando duas formas de utilização da casca de amendoim (natural e moída) na quantidade de 3 toneladas/ha e (4) referente às dosagens de nitrogênio (0, 30, 60, e 90 kg/ha), com 4 repetições, totalizando 32 parcelas. Em todos os tratamentos foi utilizada uma adubação fixa de P2O5 na quantidade de 30 kg/ha. As sementes de girassol foram plantadas em vasos plásticos de 60 L.  Conclui se que para o peso seco do capítulo com sementes as dosagens de nitrogênio e a casca natural tiveram um bom êxito, no entanto para peso verde e seco do caule as dosagens de nitrogênio não sobressaíram. Já para adubação utilizando as casca, a que teve um efeito significativo foi a casca natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Xavier COSTA, Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV.

Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais.  CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil.

E-mail:  fabyxavierster@gmail.com

Luciana Menino GUIMARÃES, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.  E-mail:   lucianaguimaraesuepb@gmail.com

Diego Frankley da Silva OLIVEIRA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.  E-mail:  diegofrankley.g3@gmail.com

Anne Carolline Maia LINHARES, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.  E-mail:  anemaia-16@hotmail.com

Sonaria de Sousa SILVA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.  E-mail:  fabyxavierster@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

COSTA, F. X.; GUIMARÃES, L. M.; OLIVEIRA, D. F. da S.; LINHARES, A. C. M.; SILVA, S. de S. ASPECTOS PRODUTIVOS DE HELIANTHUS ANNUUS L UTILIZANDO ADUBAÇÃO MINERAL E ORGÂNICA - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35257. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 104–114, 2014. DOI: 10.5216/teri.v4i2.35257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/35257. Acesso em: 19 abr. 2024.