PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE LIXO ORGÂNICO PARA A ADUBAÇÃO DE MUDAS DE CAJUEIRO COM FINS DE ARBORIZAÇÃO DO CAMPUS IV DA UEPB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35229

Autores

  • Fabiana Xavier COSTA Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV.
  • Ariones Clebson Vieira de ALMEIDA UEPB. Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • José Sebastião de MELO FILHO UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.
  • Valdeci Andrade DANTAS Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Disrael de Oliveira BASILIO Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35229

Palavras-chave:

sustentabilidade, meio ambiente, educação ambiental

Resumo

Objetivou-se com este trabalho a produção de composto de lixo orgânico, através de resíduos sólidos orgânicos, oriundos do restaurante universitário do Campus IV da UEPB, em Catolé do Rocha – PB, para adubação de mudas de cajueiro para aplicação na arborização do referido Campus. O projeto foi realizado no Centro de Ciências Humanas e Agrárias - CCHA, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus - IV, situada no Sítio Cajueiro, Zona Rural de Catolé do Rocha – PB. O trabalho foi feito em quatro etapas, sendo elas: educação ambiental, feitura do composto de lixo orgânico, produção de mudas e arborização do Campus da UEPB. O trabalho de educação ambiental feito com os funcionários do restaurante universitário (RU) superou as expectativas do grupo de pesquisa, visto que a mesma é uma ferramenta facilitadora no processo de sensibilização. A feitura do composto de lixo orgânico respondeu as exigências com relação ao teor de matéria orgânica, tendo um percentual de 82,04%. A arborização do campus com cajueiro foi feita utilizando 60 mudas, suprindo, assim, a necessidade do Campus com relação a essa árvore frutífera, visto que já havia alguns cajueiros cultivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Xavier COSTA, Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV.

Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais.  CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil.

Ariones Clebson Vieira de ALMEIDA, UEPB. Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

José Sebastião de MELO FILHO, UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.

Mestre em Sistemas Agroindustriais – UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.   sebastiaouepb@yahoo.com.br

Valdeci Andrade DANTAS, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Disrael de Oliveira BASILIO, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

COSTA, F. X.; ALMEIDA, A. C. V. de; MELO FILHO, J. S. de; DANTAS, V. A.; BASILIO, D. de O. PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE LIXO ORGÂNICO PARA A ADUBAÇÃO DE MUDAS DE CAJUEIRO COM FINS DE ARBORIZAÇÃO DO CAMPUS IV DA UEPB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35229. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 1–18, 2014. DOI: 10.5216/teri.v4i2.35229. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/35229. Acesso em: 29 mar. 2024.