O QUE SUSTENTA A VIDA? - DOI: 10.5216/teri.v2i1.20558

Autores

  • Rosa Maria Viana UNIVERSO Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia
  • Sandra de Fátima Oliverira UFG Universidade Federal de Goiás – Goiânia
  • Márcia Viana Pereira Instituto Core Energetics do Brasil
  • Regis Silas Cardoso IFETGO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.20558

Palavras-chave:

Educação, transdisciplinaridade, espiritualidade, ser humano

Resumo

Como fazer para preservar a vida? Este artigo trás uma proposta de ação educativa transdisciplinar para a sustentabilidade baseada na formação integral do ser humano, levando em consideração as nossas dimensões físicas e espirituais. Essa relação entre as dimensões espiritual e material do Ser Humano é a tensão fundamental que permeia todas as outras. Só quando nos reconhecermos como seres espirituais e assumirmos a responsabilidade uns com os outros, podemos garantir a sobrevivência da Humanidade.

Palavras chaves: Educação, transdisciplinaridade, espiritualidade, ser humano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Viana, UNIVERSO Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981) Atualmente é professora titular da Universidade Salgado de Oliveira onde coordena o Programa UNIVERSO da Paz e o Programa Universo pela Sustentabilidade da Vida, divulgando a Cultura de Paz proposta pela Unesco . Coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Direitos Humanos,Cultura de Paz e Sustentabilidade vinculada a Fapeg, com dois projetos em andamento. Consultora do PNUD no Programa Agroambiental do Mato Grosso com atuação na área de Participação Comunitária onde desenvolveu programas com populações rurais, ribeirinhas e outras . Dirigiu a Fundação Peirópolis na divulgação da Educação em Valores Humanos. Desenvolveu trabalhos de assessoria na área de Reforma Agrária com atuação em Projetos de Desenvolvimento Social e Rural Integrado. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, Lideranças e profissionais de diferentes áreas, com ênfase em Ética , Valores Humanos e Compromisso Social e Ambiental. Participa das atividades de apoio a Economia Solidária e Desenvolvimento Comunitário em diferentes programas sociais voluntários. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Valores Humanos e Sustentabilidade, ecologia profunda, gestão ambiental, educação ambiental, abordagem transdisciplinar e temas relativos a Cultura de Paz , Direitos Humanos e Responsabilidade Global.

Sandra de Fátima Oliverira, UFG Universidade Federal de Goiás – Goiânia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (1985), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora Associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, unidade de conservação e planejamento ambiental na abordagem transdisciplinar.

Márcia Viana Pereira, Instituto Core Energetics do Brasil

Mestre em Letras/UFSC. Antropóloga /UNICAMP. Psicoterapeuta / Formação em Core Energetics.

Regis Silas Cardoso, IFETGO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e da Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Qualidade e Produtividade, atuando também nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação e indicadores de desempenho.

Referências

DELORS, J. (Org.) Educação: um tesouro a descobrir – São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, 2000.

ARRUDA, M. & BOFF, L. Globalização: desafios sócio-econômicos, éticos e educacionais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002

VIANA, R e OLIVEIRA, S. Amar e Cuidar- A Reverência pela Vida na Educação Ambiental. Goiânia/GO: Kelps, 2011

D’AMBRÓSIO, U. Conhecimento e Consciência em Conhecimento, Cidadania e Meio Ambiente. V. 2. Temas Transversais. São Paulo: Peirópolis, 1998.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MIGLIORI, R. Cultura de Paz e Valores Humanos. Rio de Janeiro: Programa da Paz, 2001.

MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000

NICOLESCU, B. Que sociedade queremos para o amanhã? Documento do CIRET/UNESCO, 1999.

NICOLESCU, B, et all. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Trion, 2002.

SATHYA SAI BABA. Cultura y Espiritualid. Buenos Aires: Errepar, 1996.

PEREIRA, M.V. Corpo E Consciência: Possibilidades De Uma Prática Educacional Integradora. Goiânia. Biblioteca da Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. Universidade Salgado Oliveira. 2008

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

VIANA, R. M.; OLIVERIRA, S. de F.; PEREIRA, M. V.; CARDOSO, R. S. O QUE SUSTENTA A VIDA? - DOI: 10.5216/teri.v2i1.20558. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 111–121, 2012. DOI: 10.5216/teri.v2i1.20558. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/20558. Acesso em: 25 abr. 2024.