O AMOR: FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR - DOI 10.5216/teri.v1i1.14388

Autores

  • Rosa Maria VIANA UNIVERSO
  • Sandra Fátima OLIVEIRA UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14388

Palavras-chave:

sustentabilidade, Cultura de paz, transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem o intuito de apresentar os fundamentos da abordagem teórica Transdisciplinar que deram base para consolidar um Núcleo de Estudos na Área Ambiental e transdisciplinaridade em Goiânia: O NUPEAT – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, constituído em 2006.  Sediado no Instituto de Estudos Sócio Ambientais-IESA, no Campus II da Universidade Federal de Goiás-UFG, Brasil, o NUPEAT  é formado  por professores e estudantes da Graduação e Pós - graduação de diferentes Unidades acadêmicas da UFG, e parceira da Universidade Salgado Oliveira através de Seu Programa Institucional “UNIVERSO da Paz”.   Atuando nas áreas temáticas de Educação Ambiental e da Transdisciplinaridade, o NUPEAT tem como objetivo promover estudos e pesquisas que integrem diversas disciplinas e áreas do saber, bem como o conhecimento popular, para lidar com temas que estejam entre, através e além das disciplinas, sobretudo o ambiental. Estimula diálogos Transdisciplinares e contribui para a solução de problemas abrangentes que afetam a sociedade, e difunde a Cultura de PAZ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria VIANA, UNIVERSO

Rosa Maria Viana é Doutora em Ciências Sociais  / IFCH-UNICAMP. Docente e Pesquisadora  da Universidade Salgado Oliveira onde coordena o Programa UNIVERSO da Paz e Sustentabilidade da Vida. rosamviana@yahoo.com.br

Sandra Fátima OLIVEIRA, UFG

Sandra de Fátima de Oliveira é Doutora  em Ciências pela USP, e   Mestre  em Geociências . Docente e Pesquisadora no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG, onde Coordena o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade- Nupeat.      sanfaoli@iesa.ufg.br

Referências

ASSAGIOLI, Roberto. Psicossíntese. São Paulo: Cultrix, 1993.

D`AMBROSIO, U. et al. Conhecimento, Cidadania e Meio Ambiente.Vol.3. São Paulo: Peirópolis, 1998.

ENGELS, Frederico. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem in Obras Escolhidas, Vol.1. São Paulo.:ed. Sociais.1975.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1990.

HOEFFEL, J.eViana, R. at. Al. Conhecimento, Cidadania e Meio Ambiente. Vol 3. São Paulo: Peirópolis, 1998.

MATURANA, H. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MIGLIORI, R.et.al. Ética e Valores Humanos.Vol 1.São Paulo : Peirópolis, 1998.

MORAES, Maria Cândida. Paradigma Emergente na Educação. Campinas: Papirus, 2000.

SAI BABA, Sathya. Cultura y Espiritualidad .Buenos Aires: Errepar, 1996.

Downloads

Publicado

2013-10-09

Como Citar

VIANA, R. M.; OLIVEIRA, S. F. O AMOR: FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR - DOI 10.5216/teri.v1i1.14388. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 45–57, 2013. DOI: 10.5216/teri.v1i1.14388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/14388. Acesso em: 25 abr. 2024.