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Diretrizes para Autores

TIPOS DE TRABALHOS E SEÇÕES

1 Artigos: forma principal de publicação (Mínimo de 10; máximo de 25 páginas, formato A4)

2 Relatos de pesquisa: síntese de resultados importantes de pesquisas recentes (Máximo de 10 páginas, A4)

3 Notas: comentários sobre artigos e comunicações, com direito à réplica;  relatórios de atividades técnicas, de trabalhos de campo, de eventos recentes. (máximo de 5 páginas, formato A4)

4 Resenhas crítica de livros e periódicos: (mínimo 3; máximo de 6 páginas, formato A4). Os(as) autores(as) devem encaminhar uma imagem digitalizada da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi.

5  Tradução

6 Resumo de teses

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Texto

i- Os artigos devem conter título e resumo em três línguas, uma em português.

ii- O cabeçalho deve conter o título em três línguas, a primeira em português,  centralizado, em negrito, maiúscula. Em seguida, os títulos em inglês e espanhol, com a mesma formatação do título.

iii-  Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, com mínimo de 10; máximo de 25 páginas, formato A4.

iv-  Os textos devem ser digitados no editor Microsoft Word para Windows, recuo de 1 cm no parágrafo, espaçamento 1.5 entre linhas, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Formato A-4 (210x297mm), com margens direita, esquerda, superior e inferior de 2,5 cm. Numerado na margem superior direita.

v-  O envio de trabalhos é no formato digital utilizando-se a área restrita para autores na página da Revista. É necessário que o autor se cadastre no site da Revista para se credenciar e ter acesso a área restrita à submissão de trabalhos.

vi-  Sob um espaçamento simples abaixo dos títulos são(m) digitado(s) o(s) nome(s) completos do(s) autor(es),  sobrenome de entrada em maiúsculas, alinhado(s) a esquerda. Em Nota de rodapé adicionar instituição(ões), filiação,  Biografa mínima, correio(s) eletrônico(s), do primeiro e demais autor(es), respectivamente.

vii  Após o(s) título(s) e nome(s) do(s) autor(es), o texto deve ser acompanhado de resumo em português, espanhol (Resumen) e inglês (Abstract), com no máximo 200 palavras cada, espaço simples entre linhas, sem recuo de parágrafo, justificado. Máximo de 5 palavras-chave em cada língua, dispostas na mesma linha, alinhada à esquerda, com espaçamento simples do resumo, separadas por ponto e vírgula. Palavra Resumo em negrito, maiúscula inicial.  Evitar o uso de tradutor automático.

viii-  A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, com subtítulos em negrito alinhados à esquerda, maiúscula inicial, destacadas com um espaço antes e outro depois. É recomendável conter Introdução, Metodologia e/ou Material(ais) e método(s), Resultados, Discussão, Considerações finais, (não necessariamente com esses termos) e Referência bibliográfica no final.

ix-  Itálico para palavras estrangeiras e as que se queira destacar.

x  Notas de rodapé, em algarismos arábicos, em espaço simples, Fonte 10.

xi  Referências bibliográficas no final do texto, alinhada à esquerda, com maiúscula inicial, seguido de parágrafo. Consultar normas para apresentação de referências bibliográficas NBR-6023.

xii- Indicar e descrever materiais e métodos.

xiii- Anexar sempre que possível dados relevantes da pesquisa.

 

Apresentação de ilustrações

Ø  As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do arquivo no formato JPG, coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são o formato A-4 e seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citação.

Tabelas

Ø  As tabelas devem estar inseridas no texto, digitadas com os seus títulos acima, usando o recurso “tabela” do próprio processador utilizado para o texto. Deverão ter chamada no texto desta forma: Tabela 5. As tabelas devem ser identificadas por numeração seqüencial e sua posição de inserção no texto marcada.

Figuras

Ø  As ilustrações gráficas, quadros, fotografia são denominadas no texto como Figuras. Serão numeradas na ordem de sua citação no texto. Após a Figura, adiciona-se Fonte e autoria da figura, com Fonte 10, em seguida sua referência  e o título, com a primeira letra em maiúscula.

Normas para citação de publicações

Ø  De acordo com a NBR-10520 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43). Se um mesmo(a) autor(a) citado(a) tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SILVA, 1995a, p.35).

Ø  As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do(a) autor(a), ano, página.

Ø  Notas de rodapé somente as estritamente necessárias.

Normas de formatação das referências bibliográficas

Ø  As Referências bibliográficas citadas no texto deverão constar ao final do texto, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, com nome, sobrenome e pré-nome sem abreviaturas, elaboradas de acordo com a NBR-6023 da ABNT.

Livros


SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p.

Capítulo de livro


SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.


Artigos


SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. , n. , p. página inicial - página final, ano da publicação.


Teses/Dissertações


SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. nº f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.


Eventos


SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. páginas inicial-final do trabalho.

 

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

A Revista Terceiro Incluído adota o procedimento de avaliação por pares, em duplo cego, por pareceristas em âmbito nacional. Os trabalhos podem ser aprovados; solicitados a revisão ou recusados. O resultado da avaliação é enviado ao autor por e-mail, com transcrição da apreciação pelo avaliador. Em caso de pedido de revisão, o texto reformulado é submetido ao mesmo avaliador. Caso as avaliações independentes sejam conflitantes, o texto é enviado a um terceiro avaliador, que poderá recomendar publicação, solicitar nova revisão, ou não recomendar publicação.

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Comissão de Publicações e/ou do Conselho Editorial.

 

ASPECTOS RELEVANTES NA AVALIAÇÃO

 

 

Formais: Adequação às normas, de acordo com as normas da ABNT NBR-6063 e NBR-10520. É responsabilidade do autor a correção ortográfica e sintática, revisão da digitação do texto. Recomenda-se aos(as) autores(as) submeterem seus textos, abstracts e resumen à correção por especialista.

Autoria: O texto deve ser original e inédito.

Estrutura do Texto: Resumo; Abstract; Resumen; palavras-chave; introdução; desenvolvimento; resultados (se houver); argumentação; considerações finais, citações; referências bibliográficas.

Análise Crítica: fundamentação teórico-metodológica; discussões e comentários; confronto de idéias de vários autores; contribuição do(a) autor(a).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.