Políticas Editoriais

Foco e Escopo

OBJETIVOS

TERCEIRO INCLUÍDO visa divulgar conhecimentos e promover intercâmbios em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. É uma Revista científica eletrônica de acesso livre, vinculada ao NUPEAT - IESA - UFG, editada em fluxo contínuo, semestral, seqüenciada por artigo, avaliada por pares sob sistema duplo cego. Publica trabalhos originais e inéditos, nacionais e internacionais, oriundos de todos os ramos do saber, empenhados com um desenvolvimento teórico, epistemológico e metodológico Transdisciplinar, sob os princípios da complexidade, diferentes níveis de realidade e da lógica do terceiro incluído; bem como Educação Ambiental e temas correlatos: Educação Transdisciplinar; Ecoeconomia; Agroecologia; Economia Solidária; Tecnologias Limpas; Segurança Ambiental; Saúde; Nutrição; Psicologia; Direito Ambiental; Bioética; Ecologia Humana; História Ambiental; Sustentabilidade; Etnociência; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Ciência; Cultura de paz; Valores Humanos; FIB-Felicidade Interna Bruta, sob óticas multirreferenciais e multidimensionais da teia da vida.

Sob essas perspectivas, a Revista compromete-se com o duplo propósito de (re)aproximar diferentes campos do saber e a sociedade na construção de abordagens abrangentes de temas complexos e alternativas às questões ambientais, a fim de contribuir para a sustentabilidade social, econômica, ecológica, cultural e planetária. Seu público alvo é a sociedade e a comunidade acadêmica em geral, desde as áreas tecnológicas, sociais, humanas, biológicas, jurídicas, exatas, comunicação, saúde, lingüística, entre outras.

FOCO E ESCOPO

A Revista Terceiro Incluído é uma publicação científica de acesso livre, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade – NUPEAT, com periodicidade semestral. A revista acolhe textos originais e inéditos nas modalidades: Artigos científicos (resultados de pesquisa, teóricos ou aplicados), Relatos de pesquisa, Notas, Traduções, Resumos de teses e Resenhas. Seu foco é orientado à divulgação de trabalhos em educação ambiental e ao desenvolvimento teórico-metodológico, epistemológico transdisciplinar, sob seus pilares: complexidade, diferentes níveis de realidade e a lógica ternária do terceiro incluído.

Terceiro Incluído veio assim, dar vez e voz àqueles(as) empenhados(as) em elaborações teóricas e aplicadas que visam um salto qualitativo na ciência. Intenta estimular intercâmbios entre diversas áreas da ciência e a sociedade, a fim de lidar com problemas abrangentes e proporcionar melhor qualidade de viver. Sua estrutura é composta por Editorial, seção de Artigos, Resenhas, Relatos de pesquisa, Sustentabilidade em ação e Espaço do Leitor, aberto a sugestões, críticas e apontamento de falhas.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Terceiro Incluído oferece acesso livre ao seu conteúdo. O NUPEAT entende que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico é fator de democratização.  Contribui para a busca da equidade social e a resolução de problemas ambientais.

A Comissão editorial solicita que os textos utilizados e a Revista sejam devidamente citados.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ESPAÇO DO LEITOR

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATOS DE PESQUISA

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TRADUÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMO DE TESE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

A Revista Terceiro Incluído adota o procedimento de avaliação por pares, em duplo cego. Os trabalhos podem ser aprovados; solicitados a revisão ou recusados. O resultado da avaliação é enviado ao autor por e-mail, com transcrição da apreciação pelo avaliador. Em caso de pedido de revisão, o texto reformulado é submetido ao mesmo avaliador. Caso as avaliações independentes sejam conflitantes, o texto é enviado a um terceiro avaliador, que poderá recomendar publicação, solicitar nova revisão, ou não recomendar publicação.

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Comissão de Publicações e/ou do Conselho Editorial.

 

Periodicidade

A Revista Terceiro Incluído recebe artigos em fluxo contínuo, e realiza publicação semestral.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Terceiro Incluído oferece acesso livre ao seu conteúdo. O NUPEAT – Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade - entende que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico é fator de democratização e desenvolvimento.  Contribui para a equidade social e a resolução de problemas ambientais.

A Coordenação Editorial solicita que os textos utilizados e a Revista sejam devidamente citados.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Temas e Objetivos

 

TERCEIRO INCLUÍDO visa divulgar conhecimentos e promover intercâmbios em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. É uma Revista de acesso livre, editorada pelo NUPEAT - IESA - UFG, em fluxo contínuo, semestral, seqüenciada por artigo, avaliada por pares sob sistema duplo cego. Publica trabalhos originais e inéditos, nacionais e internacionais, de todos os ramos do saber, empenhados com um desenvolvimento teórico, epistemológico e metodológico Transdisciplinar, sob os princípios da complexidade, diferentes níveis de realidade e da lógica do terceiro incluído; e Educação Ambiental.  Contempla trabalhos de todos os ramos do saber: Educação Transdisciplinar; Inteligência Multifocal; Saúde; Fisioterapia; Bioética; Neurociência, Ciências biomédicas; Nutrição; Psicologia; Economia; Ecoeconomia; Agroecologia; Engenharias; Ciências da computação; Arquitetura; Arquitetura Ecológica; Conforto Ambiental; Artes em geral; Economia Solidária; Tecnologias Limpas; Segurança Ambiental; Arqueologia; Antropologia; Educação Física; Gestão; Direito Ambiental; Ecologia Humana; História Ambiental; Sustentabilidade; Etnociência; Ciências em geral: Exatas, Humanas, Biológicas, Econômicas, Políticas e da Terra; Filosofia; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Ciência; Cultura de paz; Valores Humanos; FIB-Felicidade Interna Bruta; Geopolítica; Entre outros. Assim, estimula estudos com óticas multirreferenciais e multidimensionais da teia da vida.

Sob essas perspectivas, a Revista compromete-se com o duplo propósito de (re)aproximar diferentes campos do saber e a sociedade na construção de abordagens abrangentes de temas complexos e alternativas às questões ambientais, a fim de contribuir para a sustentabilidade social, econômica, ecológica, cultural e planetária. Seu público alvo é a sociedade e a comunidade acadêmica em geral, desde as áreas tecnológicas, sociais, humanas, biológicas, jurídicas, exatas, comunicação, saúde, lingüística, entre outras.