Empréstimos linguísticos e code-switching em Akw? Xerente/Português: contribuições para a sociolinguística, para a educação indígena e para o povo Akw?

Autores

  • Rodrigo Mesquita Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.41521

Palavras-chave:

Sociolinguística, Língua Akw? Xerente, Língua Portuguesa, Code-Switching, Educação Indígena

Resumo

Este artigo analisa a ocorrência de empréstimos linguísticos e code-switching na  comunidade  de  fala  Akw?-Xerente  (Jê),  considerando  seus  aspectos linguísticos e extralinguísticos. Os fenômenos de contato são analisados à luz da Etnografia da Fala (HYMES, 1972), do modelo 4-M (MYERS-SCOTTON; JAKE, 2000), do Markedness Model e do MLF, elaborados por Myers-Scotton (1993a; 1993b; 2002). As análises apontam o comportamento dos fenômenos sensíveis às variáveis sociolinguísticas e eventos de fala identificados. Também são orientadas no sentido de sua contribuição para as ciências da linguagem, para a reflexão crítica do povo Xerente sobre sua própria realidade e para a educação indígena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Mesquita, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

Professor adjunto no Centro de Comunicação Letras e Artes da Universidade Federal de Roraima, responsável pelas disciplinas na área de Linguística e Sociolinguística no curso de bacharelado em Letras-Libras. Pesquisador associado ao Núcleo Histórico Socioambiental (NUHSA). Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: contato entre línguas, língua portuguesa, documentação, descrição e análise de línguas indígenas, língua akwe ­xerente e fenômenos de contato: empréstimos linguísticos e code­switching. Possui graduação em Letras e Linguística (bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela mesma universidade em 2009 e 2015, respectivamente. 

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

MESQUITA, R. Empréstimos linguísticos e code-switching em Akw? Xerente/Português: contribuições para a sociolinguística, para a educação indígena e para o povo Akw?. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 339–362, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.41521. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/41521. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo