A linguagem construindo/ constituindo/ consolidando o trabalho docente: o que revelam os modos de dizer sobre o agir do professor?

Autores

  • Marta Anaísa Bezerra Ramos Universidade Federal da Paraíba (UFBP), Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Camilo Rosa Silva Universidade Federal da Paraíba (UFBP), Campina Grande, Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.36153

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Relato de Experiência, Configuração do Agir.

Resumo

Tomando o trabalho docente como objeto de interesse da Linguística Aplicada, analisamos as representações de uma professora acerca de sua prática docente. Do  confronto  entre  o  plano  de  trabalho  e  sua  implementação,  objetivamos depreender qual a consciência que emerge sobre o seu agir. Logo, constituem parâmetros de observação a sequência didática descrita no plano de atividades elaborado pela professora e o relato de experiência destinado à avaliação de suas ações, cujos pontos contemplados incidem na escolha do tema da aula, dos instrumentos didáticos bem como nos conflitos vivenciados no processo de transposição didática. Desse modo, o objeto de análise compreende o relato de experiência escrito pela professora em relação ao estudo do gênero “artigo de  opinião”  numa  turma  do  9º  ano  do  ensino  fundamental.    Apoiamo-nos na visão de atividade docente defendida por Clot (2007), Amigues (2004) e Bronckart (2009). Na análise da configuração do agir, consideramos as figuras de ação (BULEA; FRISTALON, 2004), o que nos permitiu identificar motivos e metas para agir, adequação de recursos e conflitos enfrentados. Não obstante as  dificuldades  reveladas  pela  professora,  depreendemos  autonomia  no  seu agir, ao delimitar o conteúdo conforme a necessidade da turma e ao pensar em alternativas para dinamizar o trabalho, o que reflete o conhecimento teórico-metodológico  adquirido  na  formação.  A  não  concretização  de  atividades planejadas evidencia, ainda, que o trabalho real configura-se como uma prática enigmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Anaísa Bezerra Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFBP), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Doutora em linguística; professora da Universidade Estadual da Paraíba.

Camilo Rosa Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFBP), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Doutor em linguística, professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

RAMOS, M. A. B.; SILVA, C. R. A linguagem construindo/ constituindo/ consolidando o trabalho docente: o que revelam os modos de dizer sobre o agir do professor?. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 233–256, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.36153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/36153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo