A ordenação de locuções adverbiais de tempo em cartas jesuíticas dos séculos XVI e XVII

Autores

  • Dennis Castanheira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Maura Cezario Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35599

Palavras-chave:

locuções adverbiais de tempo, funcionalismo, ordenação, história da língua portuguesa.

Resumo

Neste trabalho, discutimos as tendências de ordenação das locuções adverbiais de tempo em cartas escritas por jesuítas nos séculos XVI e XVII, bem como apresentamos  algumas  das  motivações  para  seu  posicionamento  na  oração por  meio  de  uma  análise  estrutural  e  discursivo-pragmática.  Seguimos  os pressupostos   teóricos   do   funcionalismo   norte-americano,   considerando relevante a relação entre forma e função no discurso. Buscamos (a) verificar padrões  de  posicionamento  na  oração,  (b)  analisar  fatores  que  motivam  as diferentes posições dessas locuções e (c) comparar os resultados com outras sincronias do português, avaliando em que medida eles podem apontar para indícios de mudança linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennis Castanheira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Aluno do curso de Mestrado em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa CAPES. Integra o Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFRJ) e o Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (UFRJ). Desenvolve o projeto "Advérbios modalizadores: reflexões para o ensino".

Maria Maura Cezario, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de estudos Discurso & Gramática (UFRJ) e do projeto "Ordenação de adverbiais temporais na história do português" (UFRJ/CNPq). É bolsista de produtividade 2 do CNPq. Publica e orienta trabalhos sobre os seguintes temas: linguística (funcional) centrada no uso; construcionalização; mudanças construcionais; advérbios e locuções adverbiais.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

CASTANHEIRA, D.; CEZARIO, M. M. A ordenação de locuções adverbiais de tempo em cartas jesuíticas dos séculos XVI e XVII. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 557–580, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.35599. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35599. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo