A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva

Autores

  • Raquel Salcedo Gomes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cátia de Azevedo Fronza Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.23692

Palavras-chave:

sistemas semióticos, letramentos, escola inclusiva, Sala de Recursos multifuncional.

Resumo

Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.

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Biografia do Autor

Raquel Salcedo Gomes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Mestre em Linguística Aplicada (2013) e doutoranda pela mesma universidade. Pós-graduanda em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na qual é tutora do Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade, pelo sistema Capes/UAB. Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de Educação da cidade de Novo Hamburgo, atuando nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, Castro Alves e José de Anchieta. Possui o título de Tradutora Pública e Intérprete Comercial pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Tem experiência em pesquisa acadêmico-científica nas áreas de Literatura, Linguística Aplicada e Educação. Em sua pesquisa de mestrado, investigou os efeitos de sentido produzidos mediante as interações entre as linguagens verbal e não-verbal presentes em blogs produzidos por alunos do Ensino Fundamental em projeto de trabalho hipermidiático, fundamentando-se na semiótica discursiva, com enfoque no texto produzido na e para a tela do computador. Atualmente, investiga a avaliação de materiais didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira em projeto de formação continuada de professores do Ensino Fundamental.

Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras Português-Inglês, pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1991), Mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). É docente do Curso de Letras, do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fala, da escrita e implicações desses processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos e especificidades linguísticas no âmbito da "educação inclusiva".

Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.

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Publicado

2014-01-22

Como Citar

GOMES, R. S.; FRONZA, C. de A. A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 349–368, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.23692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo