PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SURDOS

Autores

  • Ms. Thaís Fleury Avelar Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Karlla Patrícia de Souza Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.36688

Resumo

Este trabalho intitulado, Português como segunda língua: dificuldades encontradas pelos surdos tem como finalidade investigar os quatros alunos surdos do 3o ano do Ensino Médio do Colégio Elysio Campos, na Associação de Surdos de Goiás (ASG) e do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia. O foco principal da pesquisa teórica relaciona os problemas apresentados pelos professores com a inclusão, especialmente a educação de surdos e a Língua Portuguesa. Também entender como os surdos se desenvolvem cognitivamente e subjetivamente no Português, pois na inclusão eles deveriam aprendê-la como segunda língua, o que nem sempre acontece, gerando problemas. Caso os professores passem a entender o ensino de Português para surdos como segunda língua, também poderão entender melhor sua leitura e escrita. Melhorando a relação professor-aluno e o desenvolvimento da compreensão utilizando-se de estratégias e conversas. O aprendizado poderá ocorrer por duas metodologias distintas: Português como língua estrangeira ou como segunda língua. A perspectiva bilíngue, Língua de Sinais e Língua Portuguesa, ajudam a melhorar o desenvolvimento dos alunos surdos, pois eles conhecem o significado das palavras e aprendem mais rápido. A prática da escrita pela experiência da leitura é um desenvolvimento necessário e presente na proposta bilíngue que aceita o Português como segunda língua (L2). Entende-se a importância da relação teoria e prática e pretende-se, através desta pesquisa, auxiliar os alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ms. Thaís Fleury Avelar, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Sou professora de Libras no curso de Letras-Libras na faculdade de Letras da UFG.

Downloads

Publicado

2016-02-01

Como Citar

AVELAR, M. T. F.; FREITAS, K. P. de S. PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SURDOS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 12–24, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i1.36688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/36688. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos