SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA. DOI: 10.5216/racs.v1i1.43004

Sinvaldo de Oliveira Wahuka

Resumo


Neste texto revelo a importância da Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’.
Essa ação tem motivado os professores e as comunidades indígenas
a aperfeiçoarem os conhecimentos do povo Iny. Muitos desses
saberes não eram citados ou narrados nos pátios das comunidades,
nos terreiros das casas das famílias, ou nos grupos de homens e
mulheres, muito menos nas escolas. Isso vinha acontecendo dessa
forma, porque não tinha mais motivação na comunidade para fazer
essa atividade. Os professores (as) não consideravam esses saberes
no ensino pedagógico da escola. Isso provocava o silêncio dos
conhecimentos ancestrais. Agora os conhecimentos estão ganhando
mais movimento e vida nas comunidades.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/racs.v1i1.43004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Publicado por: Núcleo Takinahakỹ de Fomação Superior Indígena – Universidade Federal de Goiás

Endereço: Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena – Faculdade de Letras Universidade Federal de Goiás

Caixa Postal 131 – Campus II – 74001-970

Goiânia – GO (62) 3521-1866