“Porque a pouca aptidão à vida livre provém da desigualdade existente na cidade” (d, i, 17)

a relação entre liberdade e igualdade em Maquiavel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v31i1.85866

Resumo

Neste ensaio, gostaríamos de discorrer sobre a hipótese de que, no pensamento de Maquiavel, haja uma antinomia entre liberdade e desigualdade. Isso é compreensível pela perspectiva de que a plena liberdade pressupõe a igualdade, de modo que, sem esta, aquela não dispõe de condições de perdurar. Para explicá-lo, arguimos que, no léxico do florentino, as relações de igualdade-desigualdade são um tipo de matéria, ao passo que os regimes políticos principado-república são formas, e que matéria e forma devem se ajustar com proporzione.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, fernanda.salgueiro@usp.br

Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade Paris 8 para o desenvolvimento de pesquisa focada no pensamento de Maquiavel. Membro dos grupos de estudos Res Publica (USP e UNIFESP) e Matrizes do Republicanismo (USP). Foi monitora da graduação no Programa de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA) do Departamento de Filosofia (USP). É mestra em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2012), curso por meio do qual realizou intercâmbio acadêmico para a Universidade Paris I (Panthéon Sorbonne) entre 2010 e 2011. É bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).

Downloads

Publicado

28-08-2026 — Atualizado em 31-08-2026

Versões

Como Citar

ELIAS ZACCARELLI SALGUEIRO, Fernanda. “Porque a pouca aptidão à vida livre provém da desigualdade existente na cidade” (d, i, 17): a relação entre liberdade e igualdade em Maquiavel. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 31, n. 1, 2026. DOI: 10.5216/phi.v31i1.85866. Disponível em: http://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/85866. Acesso em: 16 set. 2026.