Chamada de submissão de textos - Philósophos, v. 32, n. 1 (2027)

28-08-2026

Poder, violência e crítica ao progresso


A revista Philósophos (A2) convida à submissão de artigos para o dossiê “Poder, violência e crítica ao progresso”, dedicado à investigação crítica das relações entre poder, violência, não violência e contra-violência, compreendendo a violência como fenômeno estrutural que atravessa a política, o direito, a linguagem, as imagens, os corpos, os territórios e os regimes contemporâneos de sensibilidade. O dossiê pretende reunir contribuições que, em diálogo com a filosofia política, a ética, a estética, a teoria crítica, o pensamento decolonial e perspectivas indígenas, interroguem as formas históricas e contemporâneas de legitimação, naturalização e reprodução da violência, bem como suas possibilidades de interrupção, resistência e transformação. As submissões serão recebidas até o dia 11/12/2026. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail "revista.philosophos@gmail.com".

 

Temas sugeridos

  • Crítica da violência e do direito: Platão, Hobbes, Walter Benjamin, Hannah Arendt e Herbert Marcuse;
  • Poder, soberania e violência: Estado, direito, autoritarismo e formas contemporâneas de dominação;
  • Crítica ao progresso: Rousseau, Nietzsche, Adorno, Horkheimer, Benjamin, Krenak;
  • Não violência, contra-violência e resistência: Benjamin, Marcuse, Fanon, Freire e outras perspectivas críticas;
  • Crítica à razão colonial: colonialidade, racismo, epistemicídio, desumanização e produção de vidas descartáveis;
  • Epistemologia do saque: Ailton Krenak, colonialismo, apropriação de territórios, conhecimentos e modos de existência;
  • Dívida impagável: Denise Ferreira da Silva e as relações entre colonialismo, racialidade, violência e crítica à subjetividade moderna;
  • Racismo estrutural, institucional e simbólico: raça, poder, linguagem e produção social da violência;
  • Violência de gênero e vidas precárias: Judith Butler, Adriana Cavarero e perspectivas feministas;
  • Linguagem, imagens e violência: retóricas do ódio, produção do medo, representação, apagamento e regimes de visibilidade;
  • Progresso, extrativismo e catástrofe: Walter Benjamin, Ailton Krenak e a crítica ao desenvolvimento moderno;
  • Crise climática, colonialidade e devastação: territórios, povos indígenas, natureza e desigualdade na exposição à catástrofe;
  • Estética, sensibilidade e violência: sublime, horror, precariedade, cuidado, interdependência e cosmoestética;
  • Resistências e outros modos de existência: práticas de cuidado, recomposição do mundo comum e formas não hegemônicas de vida.

O dossiê acolhe artigos inéditos que desenvolvam criticamente esses ou outros problemas relacionados ao tema geral, valorizando abordagens interdisciplinares e diálogos entre diferentes tradições filosóficas e campos do conhecimento.

Submissões: os artigos devem ser submetidos pela plataforma da revista e deverão seguir as normas editoriais da revista Philósophos.

Convidamos pesquisadoras/es, professoras/es e doutoras/es a contribuírem para este debate, dando continuidade às questões suscitadas na XXX Semana de Filosofia da FAFIL/UFG (2026) e ampliando a reflexão sobre as formas contemporâneas de poder, violência, resistência e crítica ao progresso.