Clorofilômetro portátil pode estimar o índice de suficiência de nitrogênio e os níveis de nitrogênio em cobertura em feijoeiro

Pedro Marques da Silveira, Augusto Cesar de Oliveira Gonzaga

Resumo


O índice de suficiência de nitrogênio (ISN) obtido com o uso de clorofilômetro portátil é uma alternativa prática para avaliar o nível de N em plantas. Objetivou-se determinar o valor adequado do ISN em folhas de feijoeiro comum, para definição da necessidade e quantidade de N a ser aplicado em cobertura, utilizando-se o clorofilômetro portátil Minolta SPAD-502. Foram conduzidos três experimentos de campo, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Doses de N foram aplicadas em cobertura e comparadas com um tratamento no qual foi aplicada alta dose de N, para ser utilizado como referência no cálculo do ISN, cujo valor foi de 95 %. Com base nos resultados obtidos com o clorofilômetro e o ISN, para cada 0,1 ponto percentual de aumento no ISN para se atingir o nível adequado (95 %), deve-se aplicar 1,1-1,5 kg ha-1 de N em cobertura.


Palavras-chave


Phaseolus vulgaris; adubação nitrogenada; SPAD-502.

Texto completo:

PDF (English)




Licença Creative Commons

Pesquisa Agropecuária Tropical está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/about/submissions#onlineSubmissions.

Esta publicação é financiada pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da UFG (PROAPUPEC)

Visitantes: contador de visitas
Logotipo do IBICT