Abundância sazonal de percevejo-do-colmo do arroz

Autores

  • Robson Antonio Botta Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto de Biologia, Pelotas, RS, Brasil.
  • Fernando Felisberto da Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Laboratório de Entomologia Agrícola, Itaqui, RS, Brasil.
  • Juliano de Bastos Pazini Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Pelotas, RS, Brasil.
  • José Francisco da Silva Martins Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Clima Temperado), Estação Experimental Terras Baixas, Pelotas, RS, Brasil.
  • Rodrigo Rubenich Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Laboratório de Entomologia Agrícola, Itaqui, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Tibraca limbativentris Stal (Hemiptera, Pentatomidae), Oryza sativa L., variação populacional.

Resumo

A população de percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris) vem elevando-se, nos últimos anos, posicionando-o como uma das principais pragas da cultura do arroz irrigado, na região do Planalto da Campanha do Rio Grande do Sul. Fatores favoráveis ao longo do ano propiciam condições para sua infestação nas lavouras e posterior hibernação. O presente estudo objetivou verificar a variação populacional do percevejo-do-colmo, em condições de lavoura comercial de arroz irrigado e sítios de hibernação. Para tanto, realizou-se levantamento populacional de ninfas e adultos. Verificou-se que o fotoperíodo e a temperatura foram os fatores que mais afetaram a população do inseto, levando a um período de hibernação de 10 meses. As operações de manejo também influenciaram na redução da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Felisberto da Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Laboratório de Entomologia Agrícola, Itaqui, RS, Brasil.

Professor Adjunto nivel IV

Universidade Federal Pampa - Campus Itaqui - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Manejo Integrado de Pragas

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

BOTTA, R. A.; SILVA, F. F. da; PAZINI, J. de B.; MARTINS, J. F. da S.; RUBENICH, R. Abundância sazonal de percevejo-do-colmo do arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 44, n. 4, p. 417–423, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/28252. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Proteção de Plantas