Ação nematicida do eugenol em tomateiro

Autores

  • Lara Caroline Borges Moreira Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
  • Bruno Sérgio Vieira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Célio Vinícius da Mota Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
  • Everaldo Antônio Lopes Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Ellen Júnia Canedo Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)

Palavras-chave:

Solanum lycopersicum L., Meloidogyne incognita Chitwood e M. javanica Treub, Syzygium aromaticum (L.) Merr. e Perry, fitonematoides.

Resumo

Óleos essenciais de várias espécies de plantas possuem propriedades nematicidas e poderiam ser utilizados no controle do nematoide das galhas. Desta forma, esta pesquisa objetivou avaliar o efeito da aplicação de concentrações de eugenol no controle de Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica, em casa-de-vegetação. O eugenol foi aplicado nas concentrações de 0,25 mL L-1, 0,50 mL L-1, 0,75 mL L-1 e 1,00 mL L-1, na forma de pulverização foliar ou adição ao solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 4 x 2 + 1 (concentrações de eugenol x formas de aplicação + testemunha – tratamento adicional), com cinco repetições. Os números de galhas e de ovos de M. incognita e de ovos de M. javanica foram reduzidos em plantas tratadas com eugenol, em comparação com a testemunha. A adição ao solo foi o método mais eficiente de aplicação do eugenol, considerando-se a redução no número de galhas. Houve efeito significativo do aumento de concentrações de eugenol na redução do número de ovos de M. incognita. O eugenol apresenta potencial para ser utilizado no manejo do nematoide das galhas, embora novos estudos ainda sejam necessários para suportar tal expectativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-10-2013

Como Citar

MOREIRA, L. C. B.; VIEIRA, B. S.; MOTA JÚNIOR, C. V. da; LOPES, E. A.; CANEDO, E. J. Ação nematicida do eugenol em tomateiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 286–291, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/22293. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Proteção de Plantas