O Método Suzuki e o folclore brasileiro: proposta de uma abordagem de ensino para os instrumentos de cordas

Gláucia de Andrade Borges

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino para os instrumentos de cordas que incorpore a
abordagem pedagógica de Shinichi Suzuki e a utilização de canções folclóricas brasileiras e, para complementá-la, os
princípios de bom uso do corpo defendidos por Paul Rolland. Aspectos relacionados ao ensino de cordas no Brasil,
às metodologias de ensino de Suzuki e de Rolland e os benefícios da inclusão do folclore brasileiro na instrução básica
serão discutidos sucintamente. O material pedagógico e as etapas das pesquisas realizadas que o geraram serão
descritos. Pressupõe-se que a aplicação dessa proposta poderá facilitar a assimilação do conteúdo técnico-musical e
dos mecanismos básicos do instrumento.

Palavras-chave: Ensino dos instrumentos de cordas; Folclore brasileiro; Método Suzuki; Paul Rolland.
The Suzuki

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DOI: http://dx.doi.org/10.5216/mh.v16i2.45340

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