Análise e aplicações do método Milanov para violino

Paula Farias Bujes

Resumo


O propósito deste artigo é revelar o método para violino do educador búlgaro Trendafil Milanov (1909-
1999). Para isso, apresento os resultados de um estudo qualitativo composto de coleta de dados por meio de técnicas
etnográficas diversas. Os temas de pesquisa, confirmados pela análise do método, revelaram seus principais aspectos.
O método desenvolve uma ótima noção da geografia do espelho do violino e utiliza a rotação do antebraço como
ferramenta essencial para a produção sonora do estágio inicial ao avançado. O uso de canções búlgaras como material
musical reciclado é uma das estratégias pedagógicas evidenciadas, acompanhada pelo constante estímulo do
senso de autonomia do aluno. Estes resultados revelam um método para violino pouco conhecido e contribuem para
a pesquisa no âmbito da pedagogia do violino.

Palavras-chave: Pedagogia da performance; Ensino do instrumento; Pedagogia do violino; Método Milanov; Escola
franco-belga; Mudança de posição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5216/mh.v16i2.45248

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