Técnicas estendidas do contrabaixo em arranjos crossover

Fausto Borém e João Paulo Campos

Resumo


Este estudo busca integrar as músicas erudita e popular por meio da utilização de técnicas estendidas eruditas
do contrabaixo acústico em arranjos crossover de canções referenciais da música popular brasileira. A partir da
seleção de atmosferas emocionais contrastantes (RUSSELL, 1980) e com base na análise do binômio letra-música nas
canções, os coautores do presente artigo criaram seis arranjos contendo diversas técnicas estendidas do contrabaixo
(ROBERT, 1995; TURETZKY, 1989, 1974; ROSA, 2014). A elaboração de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisual)
e EdiPAS (Edições de Performance Audiovisual; BORÉM, 2014, 2016) para os arranjos visam, não apenas descrever
com maior precisão a utilização/realização destas técnicas não tradicionais entre compositores/performers do meio
erudito, mas também seu ensino, especialmente no meio popular, onde estas técnicas são muito pouco conhecidas.

Palavras-chave: Técnicas estendidas eruditas do contrabaixo acústico; Arranjos crossover de canções brasileiras; Relação
texto-música; Música popular e música erudita; Contrabaixo avant-garde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5216/mh.v16i2.45247

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