O TAMASHEQ NA CONVERGÊNCIA COM O FRANCÊS NO TERRITÓRIO AFRICANO: CASO DO POVO TUAREGUE NO DESERTO DO SAARA, NORTE DO MALI

Moussa DIABATE, Cláudia Regina M. de OLIVEIRA

Resumo


Esta investigação centra-se no Tamasheq na convergência com o Francês no território africano (Mali). A escolha do tema justifica-se porque a área de substrato Tamasheq / Francês fundamentado na Pedagogia Convergente permanece pouco explorada. O objetivo geral é o de registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em Francês. A investigação constituiu–se de: busca de literatura referente à Pedagogia Convergente. A reflexão, à luz da fundamentação teórica reiterou a contribuição da Pedagogia Convergente para a qualidade da aprendizagem escolar de estudantes tamasheq e a relevância do ambiente de estudo marcado pelo ensino bilíngue Tamasheque e Francês. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/lep.v20i2.45813



 

ISSN versão online 2358-1042



Indexações e Bases Bibliográficas

              


   


            

 

   


Associada à ABEC

 

 

 

Creative Commons LicenseEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br