Perfil sorológico de camundongos cronicamente infectados com a cepa cistogênica ME-49 de Toxoplasma gondii antes e após terapêutica específica

Autores

  • Liliane Rego Guimarães
  • Aline Almeida Barbaresco
  • Ana Maria de Castro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v38i4.8589

Palavras-chave:

Toxoplasma gondii, Tratamento, Cepa cistogênica ME-49.

Resumo

Neste trabalho, foi avaliado o perfil sorológico experimental, após terapêutica específica, emcamundongos

 

BalB/c infectados com cepa cistogênica ME-49. Foram inoculados, individual e intraperitonealmente, 45 animais com dez cistos da cepa ME-49. Os camundongos foram divididos em três grupos de 15 animais e um grupo controle com cinco animais não infectados e não tratados, todos acompanhados ao mesmo tempo, diariamente, durante 20 dias. Após este período, foram subdivididos em dois grupos – A e B – e submetidos a esquemas terapêuticos específicos: grupo A – pirimetamina e ácido folínico; grupo B – pirimetamina, ácido folínico e sulfadiazina por dez dias consecutivos. A partir do quinto dia de tratamento, um camundongo de cada grupo foi anestesiado para a coleta de sangue por punção cardíaca, fazendo-se a análise do soro pela técnica de imunofluorescência indireta. Os animais tratados apresentaram diminuição significativa nos títulos de anticorpos (IgG) em relação ao grupo de infectados e não tratados. Entre as amostras analisadas com diferentes esquemas terapêuticos não houve diferença significativa. Isso mostra que o tratamento precoce da toxoplasmose reduz rapidamente os níveis de IgG, sugerindo uma possível cura desta parasitose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-07

Como Citar

GUIMARÃES, L. R.; BARBARESCO, A. A.; CASTRO, A. M. de. Perfil sorológico de camundongos cronicamente infectados com a cepa cistogênica ME-49 de Toxoplasma gondii antes e após terapêutica específica. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 38, n. 4, p. 261–266, 2010. DOI: 10.5216/rpt.v38i4.8589. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/8589. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES