Parasitoses intestinais em um centro de educação infantil público do município de Blumenau,SC, Brasil, com ênfase em Cryptosporidium spp e outros protozoários

Autores

  • Fernanda de Andrade
  • Gabriela Rode
  • Hercílio Higino da Silva Filho
  • Juliane Araújo Greinert-Goulart

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v37i4.5665

Palavras-chave:

Cryptosporidium spp, Cyclospora cayetanensis, Crianças, Creche, Parasitoses intestinais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a prevalência de

Cryptosporidium spp e outros parasitos intestinais em crianças de 0 a 6 anos de idade, de um Centro de Educação Infantil Público de Blumenau (SC), Brasil, entre março e maio de 2006, por meio de exames parasitológicos. Os pais responderam a um questionário sobre as condições sanitárias de moradia. Foram analisadas 53 amostras de fezes processadas de acordo com os métodos de centrífugo-sedimentação pela formalina-éter, sedimentação espontânea, Ziehl Neelsen modificado (a quente) e pesquisa de Cryptosporidium spp por meio do ELISA (TechLab?). Verificou-se a prevalência de parasitismo intestinal em 39,6% das crianças analisadas, tendo sido encontrados os seguintes parasitos: Giardia duodenalis (18,9%), Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar/Entamoeba hartmanni (15,1%), Cryptosporidium spp (7,6%), Entamoeba coli (3,8%) Endolimax nana (3,8%) e Cyclospora cayetanensis (1,9%). O método de Ziehl Neelsen modificado (a quente), usado para análise das amostras e coloração das lâminas, mostrou-se eficaz na coloração das estruturas álcool-ácidoresistentes. Os casos positivos foram encaminhados para tratamento específico e as crianças e os responsáveis participaram de atividades educativas. A elevada taxa de parasitismo encontrada revela a necessidade da adoção de medidas educativas que tenham como objetivos a prevenção e a melhoria da qualidade de vida da população estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-03-05

Como Citar

DE ANDRADE, F.; RODE, G.; SILVA FILHO, H. H. da; GREINERT-GOULART, J. A. Parasitoses intestinais em um centro de educação infantil público do município de Blumenau,SC, Brasil, com ênfase em Cryptosporidium spp e outros protozoários. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 37, n. 4, p. 332–340, 2009. DOI: 10.5216/rpt.v37i4.5665. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/5665. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES