Estudo ultra-estrutural do efeito da toxicidade do extrato da Magonia pubescens (ST. HIL.) no mesêntero de larvas de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae)

Autores

  • Walquíria Arruda
  • Gláucia Maria Cavasin
  • Ionizete Garcia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v37i3.5067

Palavras-chave:

Atividade larvicida, Aedes aegypti, Magonia pubescens, Ultra-estrutura.

Resumo

Os efeitos da toxicidade do extrato bruto etanólico (e.b.e.) da casca do caule da Magonia pubescens (St. Hil.) em células do mesêntero de larvas de terceiro estádio do mosquito Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) foram investigados por meio da microscopia eletrônica. Vários períodos de exposição ao e.b.e. foram analisados e diferentes graus de destruição foram observados de acordo com o aumento do tempo de exposição. As alterações morfológicas iniciaram-se após quatro horas de tratamento e incluíram a perda de cristas mitocondriais e o espessamento da matriz peritrófica. Com o aumento do período de exposição, evidenciaram-se novas alterações ultra- estruturais, destacando-se completa destruição de mitocôndrias, vacuolização citoplasmática, perda, redução ou rompimento das microvilosidades e alterações nucleares, o que mostrou a elevada toxicidade do e.b.e. e apontou perspectivas de seu uso no controle de larvas do A. aegypti.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-10

Como Citar

ARRUDA, W.; CAVASIN, G. M.; DA SILVA, I. G. Estudo ultra-estrutural do efeito da toxicidade do extrato da Magonia pubescens (ST. HIL.) no mesêntero de larvas de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae). Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 37, n. 3, p. 247–254, 2008. DOI: 10.5216/rpt.v37i3.5067. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/5067. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES