Atividade de Stryphnodendron polyphyllum, uma planta do cerrado do Brasil, contra hemócitos de Biomphalaria glabrata, um hospedeiro intermediário de Schistosoma mansoni.

Autores

  • Marina Clare Vinaud
  • Ruy de Souza Lino Junior
  • José Clecildo Barreto Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v37i3.5065

Palavras-chave:

Biomphalaria glabrata, Schistosoma mansoni, Stryphnodendron polyphyllum, Moluscicida, Hemócitos.

Resumo

O caramujo Biomphalaria glabrata atua como hospedeiro intermediário de Schistosoma mansoni, um parasito endêmico em vários países. Os hemócitos de B. glabrata estão relacionados à sua defesa contra infecções por trematódeos como S.
mansoni. No presente artigo, avaliou-se pela primeira vez o efeito de substancias moluscicidas como o extrato tânico de Stryphnodendron polyphyllum, uma planta do cerrado brasileiro, sobre a morfologia e número de hemócitos de B. glabrata. Os extratos da casca e das folhas de S. polyphyllum foram diluídos em água desclorada. Os grupos de caramujos foram expostos a concentrações de 25 e 50 mg.L-1 dos extratos e de ácido tânico por um período de 24h. E, posteriormente, a hemolinfa foi retirada da região pericárdica. As subpopulações de hemócitos foram detectadas
e classificadas como pequenas (5,0 – 6,9 ?m), de tamanho médio (7,0 – 8,9?m), grandes (9,0 – 12,0?m) e gigantes (mais que 12?m), sendo a última ainda não descrita na literatura. Os extratos estimularam um aumento no número de hemócitos na hemolinfa, o que é entendido como um mecanismo de defesa contra substancias tóxicas como o ácido tânicos, presente em altos níveis em ambos os extratos testados. Os hemócitos apresentaram vacúolos no citoplasma devido à presença de tais substancias indicando sinais de morte celular por apoptose. Concluímos que os extratos são altamente eficazes contra B. glabrata e recomendamos maiores estudos para seu uso como moluscicida natural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-10

Como Citar

VINAUD, M. C.; LINO JUNIOR, R. de S.; BEZERRA, J. C. B. Atividade de Stryphnodendron polyphyllum, uma planta do cerrado do Brasil, contra hemócitos de Biomphalaria glabrata, um hospedeiro intermediário de Schistosoma mansoni. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 37, n. 3, p. 237–246, 2008. DOI: 10.5216/rpt.v37i3.5065. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/5065. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES