PERFIL DE PACIENTES COM LINFEDEMA ATENDIDOS NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM FILARIOSES DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, PERNAMBUCO, BRASIL

Autores

  • Juliana Rodrigues de Santana
  • Mayara Marcelly Lima Souza
  • Eduardo Brandão
  • Helen Pereira dos Santos Soares
  • Cristiane Moutinho Lagos de Melo
  • Abraham Rocha
  • Fernando Leonel da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i4.44607

Palavras-chave:

Filariose linfática, epidemiologia, linfedema.

Resumo

A filariose linfática é uma parasitose endêmica em 73 países e afeta, aproximadamente, 120 milhões de pessoas em todo o mundo. Este trabalho buscou traçar o perfil de pacientes com linfedema que residem em áreas endêmicas de filariose, com ou sem diagnóstico comprovado de doença prévia. Trata-se de um estudo transversal que envolveu pacientes com linfedema, cadastrados no SRNF-CPqAM-FIOCRUZ-PE, residentes nas principais cidades da região metropolitana de Recife, capital do estado de Pernambuco, aos quais foi aplicado um questionário para avaliação do perfil sociodemográfico e epidemiológico. Foram selecionados 35 pacientes, sendo 80% do sexo feminino, a maioria com idade entre 40 e 59 anos (48,6%). Do total examinado, 40% apresentaram linfedema bilateral de membros inferiores e presença de dor moderada no membro afetado. Além disso, dos indivíduos atendidos, apenas 20% receberam diagnóstico de filariose e 68% relataram morar em ruas pavimentadas com disponibilidade de coleta regular de lixo e acesso à água potável. Os resultados deste estudo propiciaram um conhecimento mais abrangente do perfil dos pacientes com linfedema atendidos pelo serviço de referência e poderão auxiliar no aprimoramento das políticas públicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

DE SANTANA, J. R.; LIMA SOUZA, M. M.; BRANDÃO, E.; DOS SANTOS SOARES, H. P.; LAGOS DE MELO, C. M.; ROCHA, A.; DA SILVA, F. L. PERFIL DE PACIENTES COM LINFEDEMA ATENDIDOS NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM FILARIOSES DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, PERNAMBUCO, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 387–397, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i4.44607. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/44607. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES