O USO DE LLINS (LONG-LASTING INSECTICIDE-TREATED NETS) AJUDA A REDUZIR A INCIDÊNCIA DE MALÁRIA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Samuel da Luz Borges
  • Claudio Joaquim Borba-Pinheiro
  • Lourival Marques Roland Júnior
  • Fran Cimar Rodrigues Veras
  • Tiago Lopes da Silva
  • Abraão Levi dos Santos Mascarenhas
  • Evander de Jesus Oliveira Batista

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i4.44600

Palavras-chave:

Malária, Amazônia, insetos vetores, mosquiteiros tratados com inseticidas.

Resumo

A malária continua sendo a doença parasitária mais impactante em todo o planeta. No Brasil, quase todos os casos são registrados na região amazônica. O combate ao mosquito vetor da doença por meio da utilização de mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração, associado ao diagnóstico rápido e ao consequente tratamento dos doentes, é apontado, atualmente, como importante estratégia de enfrentamento da malária. Este estudo foi realizado entre os anos de 2012 e 2013 com informações obtidas do banco de dados do Ministério da Saúde do Brasil e da leitura de 10.050 lâminas de gota espessa sanguínea, preparadas e examinadas in loco, conforme o método de Walker. Para a determinação da normalidade dos dados foi usado o teste de Shapiro-Wilk. Para amostras independentes, utilizou-se o teste de Mann Whitney em todas as comparações das variáveis avaliadas. Foi admitido um nível de significância de p ? 0,01. Os resultados apontaram uma diminuição significativa dos casos de malária em todas as variáveis avaliadas, como a espécie de parasito envolvida, o nível e o tipo de infecção ou o sexo e a idade do indivíduo diagnosticado (p? 0,01). Desse modo, ficou confirmado que esses mosquiteiros impregnados constituem importante instrumento de controle da doença, uma vez que representaram a variável nova inserida no contexto do combate à doença na população pesquisada. Recomenda-se, portanto, a utilização desses equipamentos como medida preventiva no combate à malária. Contudo, ressalta-se a necessidade de orientação sobre a forma correta de seu uso pela população para que sejam evitados problemas como a perda da imunidade naturalmente adquirida, a diminuição da efetividade protetiva do equipamento e o aparecimento de resistência ao inseticida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

BORGES, S. da L.; BORBA-PINHEIRO, C. J.; ROLAND JÚNIOR, L. M.; RODRIGUES VERAS, F. C.; DA SILVA, T. L.; DOS SANTOS MASCARENHAS, A. L.; DE JESUS OLIVEIRA BATISTA, E. O USO DE LLINS (LONG-LASTING INSECTICIDE-TREATED NETS) AJUDA A REDUZIR A INCIDÊNCIA DE MALÁRIA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 349–359, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i4.44600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/44600. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES