ESTUDO RETROSPECTIVO DE SORORREATIVIDADE PARA Trypanosoma cruzi EM DOADORES DE SANGUE DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Débora Pedroso
  • Cibele Velleda dos Santos
  • Alexandre Novicki
  • Maria Elisabeth Aires Berne
  • Marcos Marreiro Villela

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i2.41837

Palavras-chave:

Doença de Chagas, transfusão de sangue, triagem.

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar os resultados da triagem sorológica para doença de Chagas (DCH) dos doadores do Banco de Sangue do município de Santiago, Rio Grande do Sul, no período de junho de 2001 a maio de 2011. Os dados foram obtidos por meio do Sistema HEMOVIDA®, tendo por base 10.164 bolsas de sangue. Observou-se que 2,7% (272) das doações apresentaram sororreatividade para Trypanosoma cruzi, sendo esta a primeira causa de descarte das bolsas dentre as doenças infecciosas sorologicamente testadas. Entre as bolsas reagentes, 6,3% (17) também apresentaram resultados positivos para outros marcadores sorológicos: hepatite B (9 casos), hepatite C (4 casos), HTLV I/II (3 casos) e sífilis (1 caso). Embora os testes sorológicos confirmatórios e a caracterização da forma clínica sejam etapas relevantes realizadas em centros de referência, os resultados apontam elevado índice de sororreatividade na triagem para T. cruzi nesta área do estudo. Evidenciou-se que a via de transmissão transfusional de T. cruzi pode ocorrer na região noroeste do RS, não sendo permitida, portanto, nenhuma negligência quanto à obrigatoriedade do exame sorológico para DCH nos bancos de sangue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-14

Como Citar

PEDROSO, D.; DOS SANTOS, C. V.; NOVICKI, A.; BERNE, M. E. A.; VILLELA, M. M. ESTUDO RETROSPECTIVO DE SORORREATIVIDADE PARA Trypanosoma cruzi EM DOADORES DE SANGUE DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 161–168, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i2.41837. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/41837. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES