ANÁLISE ESPACIAL E CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NO MUNICÍPIO DE SIMÃO DIAS, NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Allan Dantas dos Santos
  • Márcio Bezerra Santos
  • Priscilia Gardênia Rodrigues dos Santos
  • Aline Silva Barreto
  • Karina Conceição Gomes Machado de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i1.39978

Palavras-chave:

Esquistossomose mansônica, epidemiologia, análise espacial.

Resumo

 

O objetivo deste estudo foi analisar a distribuição espacial e as características epidemiológicas da esquistossomose mansônica no município de Simão Dias, Sergipe, Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e transversal. Para o inquérito coproscópico, examinou-se o material fecal de 3.472 amostras no ano de 2011. Os casos positivos de Schistosoma mansoni foram georreferenciados utilizando-se o método absoluto com posicionamento instantâneo de um ponto e com auxílio de um receptor GPS para a localização espacial dos domicílios onde existiam casos de esquistossomose. Para a análise espacial dos dados e identificação visual de padrões de distribuição e densidade dos casos, foi adotado o estimador de Kernel, sendo as análises realizadas pelo software TerraView, versão 4.2.0. O município de Simão Dias é uma área de baixa endemicidade da esquistossomose, visto que apresentou prevalência de 4,3%. Os indivíduos mais acometidos pela infecção foram os do sexo masculino, na faixa etária de10 a 39 anos, de etnia parda, solteiros e com renda familiar de1 a 2 salários mínimos. A análise espacial, com base no estimador de densidade de Kernel, permitiu a construção de mapas que apontaram a existência de três regiões de risco para transmissão da esquistossomose: Pau de Leite, Açude e Curral dos Bois. Apesar dos inquéritos evidenciarem a ocorrência de esquistossomose, ainda se desconhecem medidas preventivas eficientes para a redução desse agravo implementadas na região. As técnicas de análise espacial empregadas configuram-se como um importante método para o monitoramento e controle desta doença parasitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-26

Como Citar

DOS SANTOS, A. D.; SANTOS, M. B.; DOS SANTOS, P. G. R.; BARRETO, A. S.; MACHADO DE ARAÚJO, K. C. G. ANÁLISE ESPACIAL E CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NO MUNICÍPIO DE SIMÃO DIAS, NORDESTE DO BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 99–114, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i1.39978. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/39978. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES