OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Brucella ovis EM OVINOS DE SINOP E REGIÃO, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

  • Tulio Geraldino Manhezzo Discente de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Mato Grosso, Brasil;
  • Luciana Auxiliadora Viebrantz da Conceiçao Médica Veterinária autônoma;
  • Bruno Gomes de Castro Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Mato Grosso, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v44i4.39239

Palavras-chave:

Brucelose, Brucella ovis, epidemiologia, imunologia.

Resumo

Neste estudo, foi realizado um levantamento soroepidemiológico da brucelose ovina por Brucella ovis em ovinos em idade reprodutiva da região norte-matogrossense com os objetivos de verificar frequência e distribuição da infecção por B. ovis em propriedades rurais e analisar os possíveis fatores de risco associados à infecção. Foram investigadas 11 propriedades criadoras de ovinos, das quais foram coletadas 337 amostras de sangue de carneiros e ovelhas de quatro municípios da mesorregião do Alto Teles Pires e Sinop, Mato Grosso. Os soros foram examinados pela técnica de imunodifusão em gel de ágar. De acordo com as análises, 72,7% (n=8) das propriedades apresentaram evidência sorológica de infecção por B. ovis, com uma frequência média de 13,9% (I.C.99%) de animais sororreagentes. Nas propriedades que higienizavam suas instalações com maior frequência e naquelas que realizavam criação no sistema extensivo, a soropositividade foi estatisticamente inferior (p<0,05). Assim, neste estudo preliminar, verificou-se que a ovinocultura na região norte-matogrossense ainda não é uma atividade econômica primária, o que leva a uma baixa produtividade e gera predisposição à ocorrência da brucelose ovina e outras enfermidades em decorrência da baixa tecnificação da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

MANHEZZO, T. G.; DA CONCEIÇAO, L. A. V.; DE CASTRO, B. G. OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Brucella ovis EM OVINOS DE SINOP E REGIÃO, MATO GROSSO, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 44, n. 4, p. 483–488, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v44i4.39239. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/39239. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTA / SHORT COMMUNICATION