PESQUISA DE OVOS DE HELMINTOS INTESTINAIS NOS TERMINAIS AEROPORTUÁRIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (PAMPULHA) - BELO HORIZONTE E TANCREDO NEVES – CONFINS – MINAS GERAIS

Autores

  • Ronaldo Guilherme Carvalho Scholte Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, Brasília, DF, Brasil
  • Omar dos Santos Carvalho Grupo de Pesquisas em Helmintologia e Malacologia Médica (Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), FIOCRUZ, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Grécia Mikhaela Nunes de Lima Grupo de Pesquisas em Helmintologia e Malacologia Médica (Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), FIOCRUZ, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Amanda Domingues Araujo Grupo de Pesquisas em Helmintologia e Malacologia Médica (Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), FIOCRUZ, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Cristiano Lara Massara Grupo de Pesquisas em Helmintologia e Malacologia Médica (Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), FIOCRUZ, Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v44i3.38016

Palavras-chave:

Helmintos, transmissão, aeroportos

Resumo

Este trabalho, utilizando a técnica de Graham (1941), avaliou a presença de ovos de helmintos intestinais em amostras coletadas em superfícies e objetos de dois terminais aeroportuários de Minas Gerais: Carlos Drummond de Andrade (Pampulha), em Belo Horizonte, e Tancredo Neves em Confins. O interior dos aeroportos foi dividido em três grandes áreas: (1) comum, (2) de embarque e desembarque e (3) restrita a funcionários, além de uma aeronave. As coletas foram realizadas no ano de 2013. Todas as lâminas foram analisadas com a utilização de microscópio binocular nos aumentos de 10X e 40X, pela equipe técnica do Grupo de Pesquisa em Helmintologia e Malacologia Médica do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz-Minas) em Belo Horizonte. Os resultados indicaram a ausência de ovos em todas as superfícies e objetos examinados. Com base nos resultados, pode-se inferir que a manutenção, a regularidade da limpeza e a desinfecção dos ambientes dos dois aeroportos foram as principais causas da negatividade dos exames.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

SCHOLTE, R. G. C.; CARVALHO, O. dos S.; DE LIMA, G. M. N.; ARAUJO, A. D.; MASSARA, C. L. PESQUISA DE OVOS DE HELMINTOS INTESTINAIS NOS TERMINAIS AEROPORTUÁRIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (PAMPULHA) - BELO HORIZONTE E TANCREDO NEVES – CONFINS – MINAS GERAIS. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 303–311, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v44i3.38016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/38016. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES